PS aprova reposição de verbas à UE pela Câmara

A maioria socialista aprovou, esta manhã, a proposta destinada à reposição de verbas à Comissão Europeia, na sequência de uma auditoria às contas das obras financiadas com fundos comunitários da Associação de Municípios do Vale do Ave. A proposta mereceu o voto contra da CDU e a abstenção do PSD.
A Vereadora Ana Amélia Guimarães, da CDU, considera que a transferência de 100 mil euros que compete à Câmara de Guimarães, revela a forma descontrolada da gestão da AMAVE.
O PSD absteve-se na votação. Com Rui Victor Costa e José Manuel Antunes ausentes da reunião, coube ao Vereador Vitor Ferreira manifestar concordância com os argumentos levantados pela CDU. O representante do PSD prometeu ainda estudar minuciosamente o processo.
Para o Presidente da Câmara, a devolução do dinheiro é justificada com a existência de verbas inscritas nos financiamentos que a Comissão Europeia alegou não serem elegíveis. Mesmo assim, António Magalhães fez questão de assinalar que nem todo o montante reclamado será reposto, após o recurso feito pelos serviços da AMAVE.

A CDU absteve-se ainda na votação de outra proposta relativa à adesão de Guimarães à Associação de Municípios do Ave, de fins múltiplos. Para Ana Amélia Guimarães, esta instituição apenas servirá para acolher as candidatura aos fundos comunitários.
Desta forma, a adesão de Guimarães à Associação de Municípios do Ave, de fins múltiplos, foi aprovada por maioria com os votos favoráveis dos vereadores do PS e PSD e a abstenção da CDU.

Marcações: Política

Imprimir Email