Funcionários judiciais voltam a manifestar-se junto do tribunal

Os funcionários judiciais voltaram a manifestar-se esta quinta-feira em frente ao Tribunal Criminal Central de Guimarães, no Palácio de Justiça. A greve por tempo indeterminado promete afectar o funcionamento das várias instâncias judiciais. As várias reivindicações já são antigas, mas o Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) garantiu a luta pelos direitos dos trabalhadores.

"As nossas reivindicações já são antigas e não têm tido acolhimento por parte do Governo, nomeadamente ao regime diferenciado de aposentação, que foi contemplado em dois Orçamentos do Estado, mas que o Governo não cumpriu como é seu timbre. O resto das reividicações são demais conhecidas. Para além dos nossos direitos e do cumprimentos do Estado com os seus funcionários, as nossas queixas estão relacionadas com o atendimento ao público. Se continuar a não contratação de funcionários, daqui a dois ou três anos, os tribunais vão passar a ser centros de dia", referiu Carlos Rogério. 

As principais reivindicações passam, de acordo com o SOJ, por garantir os órgãos de soberania dos tribunais: mais ingressos, porque não temos temos ingressos há muitos anos, promoções e uma lei do Orçamento do Estado por cumprir, que passa pela integração do suplemento no vencimento. 

Carlos Rogério assume que esta luta é "desigual" e que coloca frente a frente "David e Golias", sendo este último o Governo. "Sabemos que o Golias é quem tem o dinheiro. Já não basta o aumento do custo de vida, há também uma proposta indecente do aumento salarial para a função pública. É uma luta que tem tido a adesão de outras estruturas sindicais e a simpatia de alguns deputados da Assembleia da República. Acredito que vamos conseguir levar a água ao moinho, pois a nossa luta é justa e merece o apoio da população", explicou.     

Em Guimarães, de acordo com informações obtidas pelo GuimaraesDigital, a adesão à greve rondará os 60 por cento, atingindo serviços judiciais que funcionam em Creixomil, no Palácio de Justiça, no Largo da Mumadona, e no Tribunal de Trabalho. No Tribunal de Família atinge os 100%.

O Sindicato dos Oficiais de Justiça garantiu que o pré-aviso de greve vai manter-se até a Ministra da tutela responder afirmativamente às reivindicações. Os oficiais de justiça iniciaram uma greve que acontecerá todos os dias, desde das 13h30 até às 24 horas, sem serviços mínimos.

Marcações: greve funcionários judiciais

Imprimir Email