Junta de Caldelas inicia a construção de novo Parque das Levadas
A construção da 1ª Fase do Parque de Lazer das Levadas já arrancou, num projecto que prevê o alargamento do Parque de Lazer de Caldas das Taipas e o arranjo urbanístico da entrada principal da freguesia.
Em comunicado, a Junta de Freguesia de Caldelas informa que são 4.300m2 de área verde, na margem direita do Rio Ave que "serão colocados à disposição da comunidade, num projeto ambientalmente sustentável elaborado pelo Laboratório da Paisagem que trabalhou a candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia em 2026".
"O projeto prevê o alargamento do Parque de Lazer de Caldas das Taipas e o arranjo urbanístico da entrada principal da freguesia, através da valorização da margem ribeirinha do Rio com equipamentos desportivos e de Lazer totalmente naturalizados de que são exemplos um anfiteatro naturalizado, em granito, possibilitando a sua integração na modelação natural do talude existente e uma área de recreio e jogo propostas, em madeira, promovendo a sustentabilidade e o carácter natural do parque e evitando a aquisição de materiais em plástico", lê-se na nota.
Serão asseguradas as acessibilidades ao espaço, assim como espaço para observação ornitológica de aves e a plantação de mais de 50 árvores cujas espécies com floração "reforçam os alinhamentos paisagísticos existentes, bem como a relação com o Rio".
Luís Soares, Presidente da Junta de Freguesia refere que “continuamos a acrescentar vida à freguesia". "Depois da criação do trilho ecológico na margem do Rio na extensão de toda a freguesia, da construção do Parque de Lazer da Praia Seca, da reabilitação do Parque de Lazer das Taipas e de vários parques na freguesia, continuamos com a nossa marca de freguesia verde, que protege e valoriza os nossos recursos naturais”, lê-se na nota.
A empreitada tem a duração prevista de 60 dias e o valor de € 62.394,86.