Junta celebra Dia de Creixomil; "antes de Portugal" já existia "Creiximir"

images/fotoarquivo/2018/freguesias/creixomil/domus-vitae.jpg

A celebração do Dia de Creixomil começa este sábado, assinalando os 1099 anos do documento mais antigo que refere a sua existência.. O programa promovido pela Junta de Fregeusia inicia-se com um concerto intitulado "Tutti all'Opera", pelas 21h30, no edifício Domus Vitae.

Amanhã, domingo, às 11h30, é celebrada missa e no dia 1 de Março, assinala-se o Dia Ambiental com plantação de árvores. 

O programa prossegue no dia 7 de Março, no Laboratório da Paisagem, às 21h30, com uma palestra sobre «Técnicas da poda e biodiversidade».

No dia 16, com início às 9h30 e partida do pavilhão Multiusos, há prova de BTT «Pedalar por Creixomil» e no dia 23, com início às 9h00, realiza-se a «Corrida da Primavera», numa parceria com o Laboratório da Paisagem.

As comemorações terminam com um jantar de confraternização, no dia 29 de Março, nas instalações da Irmandade da Senhora da Luz, às 20h00.

Os Dia de Creixomil faz alusão aos 1099 do documento mais antigo que refere a existência da freguesia, momento histórico que remonta ao ano de 926. Como se lê, no sítio da internet da Junta de Freguesia, "no ano de 964, da era latina ou seja no de 926 da era cristã, o Rei Ramiro II de Leão, e pela Carta de Creiximir Quod Fecit Ranemirus Rex era dada a Mumadona a Quinta de Creiximir. Entretando o marido de Mumadona, D. Hemenegilde morre e como resultado das partilhas fica Mumadona com a Quinta de Creiximir e a sua filha Oneca com a Quinta de Guimarães. documento de doação do ano de 926".

Refere-se ainda que "já o notável historiador vimaranense João de Meira, dizia numa memorável conferência na Sociedade Martins Sarmento, o seguinte: “Antes que Portugal fosse Portugal, antes que o Concelho de Guimarães fosse o término de Vimaranes, já Creixomil era Creiximir…”

Marcações: Junta de Freguesia de Creixomil

Imprimir Email