Aprovado apoio de 489 mil euros para ampliação do cemitério de Pinheiro
A vereação vimaranense aprovou por unanimidade a atribuição de um apoio financeiro, no valor de 489 mil euros, para a obra de ampliação do cemitério da freguesia de Pinheiro.
Segundo o texto da proposta, "a 21 de março de 2024 foi publicado no Diário da República, 2ª série, n.º 58, a utilidade pública da expropriação e autorização de posse administrativa dos imóveis necessários à ampliação do cemitério de Pinheiro, tendo sido lavrado o auto de posse administrativa no passado dia 17 de julho de 2024. Actualmente encontra-se em curso o respectivo processo expropriativo nos termos do disposto no Código das Expropriações".
Na mesma reunião, o Executivo aprovou a atribuição de um apoio à Freguesia de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia para comparticipar mais uma prestação da obra de construção e ampliação do cemitério (1ª fase)”, no valor de 254 mil euros.
Outras propostas referentes às freguesias foram aprovadas, com alterações de deliberações para permitir a execução de obras até ao final deste ano, nomeadamente sobre o projecto de ampliação da Escola Francisco dos Santos Guimarães - Vaca Negra, em Urgezes, o projecto de construção do parque de lazer das Levadas e requalificação do mercado de frutas e legumes da feira semanal de Caldelas, remodelação do parque infantil da Senhora da Luz, em Creixomil, requalificação do cemitério de São Cosme, em Atães, a reconstrução da antiga escola da Ermida para instalação da sede da Junta de Freguesia de Ronfe.
Foi ainda aprovada a continuidade de projectos sociais, nomeadamente Convid'arte, da freguesia de Prazins Santo Tirso e Corvite, Consigo, da freguesia de Infantas, Gerações Cruzadas, da freguesia de Guardizela, MoveBrito, na freguesia de Brito, e Oficina das Letras, da freguesia de Azurém.