Requalificação do muro de contenção da Escola de Vieite em Sande S. Clemente

images/fotoarquivo/2018/freguesias/sande_s_clemente/escola_vieite.jpg

Começou a obra de requalificação do muro de suporte da Escola de Vieita, na freguesia de Sande S. Clemente.

A obra, com o custo superior a 88 mil euros, tem a conclusão prevista a Março próximo e está a cargo da Construções Pardais – Irmãos Monteiros, Lda.
Em comunicado, a Câmara indica que a obra que teve início, no passado dia 13, permitirá aumentar a segurança e estabilidade do recreio da escola.
A requalificação imposta por uma derrocada provocada pelo mau tempo, passa pela restituição da sua condição inicial, implicando a desmontagem e reconstrução de parte do muro de alvenaria de granito, com a adição de uma viga de betão armado na sua crista para redistribuição de cargas, mantendo o talude existente. Na face posterior, está previsto o reforço com a execução de um pedrapleno para fortalecimento do terreno na área.

Ainda segundo o Município, num ponto específico, próximo ao canto nordeste do edifício da escola, será realizada uma contenção usando perfis metálicos cravados no solo e uma cortina de betão. Esta cortina, materializada numa viga de betão armado apoiada em poços de aduelas preenchidas com betão ciclópico, além de actuar por atrito lateral, transmitirá cargas verticais ligeiras em profundidade, reduzindo significativamente a carga sobre o muro.
Como parte do processo, serão aplicados módulos de gabião sobre o muro, permitindo a circulação pedonal em redor da escola. Esta intervenção, essencial para a segurança e estabilidade estrutural da Escola Básica de Vieite, está em curso para assegurar um ambiente escolar seguro e funcional para toda a comunidade educativa.


Marcações: Escola de Vieite

Imprimir Email