Urgezes disponibiliza 45 hortas pedagógicas à comunidade
A horta pedagógica de Urgezes foi inaugurada este domingo inserida no programa das celebrações do Dia UM de Portugal.
Um novo espaço na envolvente da escola básica local tem disponível 1500 metros quadrados para cultivo, inserido em meio urbano, com 45 hortas, com 25 metros quadrados em cada e duas verticais para quem tem mobilidade reduzida.
Um "espaço fantástico" que aproveita uma zona que estava inutilizada de acordo com o autarca Luís Abreu, que enalteceu a sustentabilidade deste projecto. "Por trás deste projecto há uma ideia de sustentabilidade, evitando o desperdício de recursos. Espero ainda que, para além de um espaço de cultivo, seja um espaço de comunidade. Espero que as pessoas se respeitem, ajudem e que façam uma família", referiu.
O presidente do Município, Domingos Bragança, apelou à formação em educação ambiental, concretamente em agricultura. "Dizer aos alunos o que estão a semear e o que podem semear. Dar-lhes a conhecer a diversidade imensa do que temos para semear e colher. Criar circularidade e nada se perder. Saber diminuir a pegada ecológica", apelou o Edil.
De resto, a Junta de Freguesia lançou o desafio à comunidade escolar e associações locais para assumirem uma horta pedagógica. Desafio aceite, segundo Luís Abreu.
Marcações: Urgezes