Ampliação do Cemitério de Urgezes disponibiliza mais 112 sepulturas

O Presidente da Câmara procedeu à inauguração da ampliação do cemitério da freguesia de Urgezes.

Trata-se de uma obra que orçou 240 mil euros, financiada pela Câmara Municipal de Guimarães, que permitiu aumentar em 112 sepulturas a disponibilidade do espaço. Domingos Bragança, presidente da Câmara, e Luís Abreu, presidente da Junta de Freguesia, descerraram a placa evocativa, um momento que foi solenizado pela fanfarra de clarins do Agrupamento 322 do CNE de Urgezes.
Depois da bênção do novo espaço do cemitério, efectuada pelo padre Francisco Oliveira, seguiu-se a interpretação do hino de Guimarães e de Ave Maria de Gounod, um momento musical interpretado por Ana Alexandra, na voz, e João Bastos, no piano.

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, enalteceu o propósito de um espaço que deve ser de homenagem aos entes queridos que já partiram, qualificando-o como “um local de quietude, de reflexão e de memórias”, que deve ter uma dignidade compatível com esse propósito. O edil considerou a intervenção muito bem conseguida e bem integrada no espaço urbanístico, e referiu que o investimento nas obras de requalificação dos cemitérios do concelho de Guimarães tem em conta a importância dos mesmos no contexto da vida dos cidadãos, das suas famílias e da “saudade que, em momentos de tristeza e de alegria, se vai sentido”.

Luís Abreu, presidente da Junta de Freguesia de Urgezes, agradeceu a Domingos Bragança todo o apoio para que a obra fosse possível, e mostrou-se “aliviado” por ter agora melhores condições para servir a freguesia, numa altura em que o cemitério estava a ficar lotado. Luís Abreu agradeceu ao projectista e o construtor de um espaço que considerou “acessível e agradável”, mas que teve muitos obstáculos no percurso, como a pandemia, as condições climatéricas, o aumento dos preços e a escassez de mão de obra”.


Marcações: Urgezes, Cemitério, ampliação

Imprimir Email