Município de Guimarães preside à reunião da secção climática da ANMP
A Câmara Municipal de Guimarães presidiu à reunião da secção climática da Associação Nacional de Municípios Portugueses, realizada em Coimbra para debater o plano de acção climática 2023/2025, que visa capacitar as cidades com ferramentas que possibilitem um combate igualitário às alterações climáticas.
Em comunicado, o Município refere que "a reunião teve como objetivo reforçar a partilha de conhecimento e sinergias entre os municípios portugueses em relação à mitigação e adaptação às alterações climáticas". "O plano visa capacitar as cidades com ferramentas que possibilitem um combate igualitário às alterações climáticas, por meio do reforço na capacitação dos seus recursos humanos, auxílio no desenvolvimento dos seus planos e fomento do conhecimento dos quadros de financiamento e outros sistemas de incentivo", indica.
Além da vereadora Sofia Ferreira que presidiu à reunião, a mesa também foi composta pela vereadora Marta Peneda, representante do Município da Maia, pelo vereador Paulo Lima, representante do Município de Angra do Heroísmo, pelo Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação, e pelo vereador Carlos Lopes, representante do Município de Coimbra.
A ANMP espera que este plano de acção ajude os municípios portugueses a fortalecer sua posição em relação às alterações climáticas e a colaborar em prol de um futuro mais sustentável.