Prazo de conclusão das obras no centro da vila de Serzedelo prorrogado até Novembro
A vereação vimaranense vai apreciar e votar na sua reunião quinzenal, marcada para a próxima quinta-feira, a proposta de prorrogação de prazo para a execução da empreitada de requalificação da zona envolvente ao cemitério, Rua da Eirinha e via de acesso à auto-estrada, na vila de Serzedelo.
Segundo a proposta que consta da agenda de trabalhos, a prorrogação do prazo resulta do pedido feito pela empresa feita pela empreitada - “Alexandre Barbosa Borges, S.A.” - na sequência "das adversidades das condições atmosféricas" desde outubro do ano passado até finais de janeiro deste ano, "que impediram a normal execução das actividades em obra".
A proposta aponta para a execução da empreitada pelo período de 95 dias, até ao dia 17 de novembro de 2023. A concessão desta prorrogação não dará direito, ao empreiteiro, de qualquer indemnização ou outra forma de compensação.
Esta intervenção pretende requalificar o centro cívico da Vila, na área envolvente da Igreja de Santa Cristina de Serzedelo, edifício religioso classificado como Monumento Nacional, cuja envolvente mais próxima é classificada como Zona Especial de Proteção. Pretende-se com esta intervenção dignificar a envolvente da igreja e cemitério, através da requalificação de passeios, com materiais nobres, como o granito da região. É implementada uma Zona 30, na área confrontante entre a envolvente da Igreja Stª Cristina e o cemitério, que forçará a redução de velocidade automóvel, priorizando-se o peão e a sua segurança.
A requalificação da zona envolvente ao cemitério contempla o reperfilamento do piso, manutenção de alguns lugares de estacionamento automóvel, dignificar o espaço pedonal junto à escadaria da Capela do Senhor do Calvário, e sua envolvente, concebendo um espaço com árvores, de várias espécies, dotando-o ainda de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada. Será requalificada a estrada 310, a criação de rotunda, o reperfilamento e beneficiação do acesso à autoestrada.
Marcações: Serzedelo, reunião camarária