Prazins Santo Tirso constrói «hotel de insectos» e dinamiza «horta bio»
A Escola de Deserto, localizada em Prazins Santo Tirso, está a ser palco da construção de uma Horta Bio, que inclui a construção de um hotel de insectos, uma estufa, um charco pedagógico, um pomar, um caminho sensorial e uma horta pedagógica.
Este sábado de manhã, pais e encarregados de educação compareceram em massa na Escola de Deserto para plantar as primeiras árvores de fruto do pomar, com realce para a plantação de dezenas de laranjeiras, macieiras, limoeiros, ameixoeiras, entre outras espécies. Cada árvore plantada pelos pais foi apadrinhada por uma criança, que passou a assumir a responsabilidade de cuidar da árvore ao longo dos anos.
No fim de semana passado, a Associação de Pais da Escola de Deserto e a Junta de Freguesia de Prazins Santo Tirso e Corvite já tinham dado o primeiro passo deste projecto ao construir o hotel de insectos e a estufa.
“Este projecto permite às crianças, ao longo do ano lectivo, acompanhar as etapas de vida das plantas, facilitando a aprendizagem sobre os processos biológicos, ritmos, ciclos de germinação, plantação e crescimento das árvores, em associação com práticas de alimentação saudável”, considera Carlos Borges, Presidente da União de Freguesias.
“A comunidade da Escola de Deserto entende que este projecto consubstancia um conjunto de actividades e práticas interessantes, que sensibilizam as crianças para a importância da produção de alimentos, além de promover uma alimentação mais saudável e sustentável na escola e comunidade, bem como o consumo de produtos locais e da época”, referiu José Matos, Presidente da Associação de Pais, durante a iniciativa realizada este sábado.
Marcações: EB1 do Deserto, hotel de insectos, horta bio