Novo calendário para execução das obras de requalificação do centro das Taipas
A empresa a quem foi adjudicada a obra de requalificação do centro cívico de Serzedelo é a mesma que está a proceder à intervenção que decorre no miolo central da vila das Taipas, onde as obras registam um atraso considerável.
Questionado sobre o assunto, no final da última reunião do Executivo, o Presidente da Câmara de Guimarães sustentou que "o concurso público é realizado e tem normas muito rigorosas, não podendo a Câmara interferir". "A ABB ganhou o concurso da centralidade de Serzedelo e não há meio legal de obstar essa escolha, assunto diferente é quando o empreiteiro, no caso das Taipas, não está a cumprir prazos apesar da pandemia", respondeu Domingos Bragança, revelando que os serviços municipais estão a acordar uma recalendarização da obra que decorre na vila termal.
"Mais vale um bom acordo do que uma má litigância que poderá obrigar à paragem da obra e à abertura de um novo concurso. Não significa que o empreiteiro possa fazer o que quer, porque se for preciso chegar a uma situação drástica e a um pedido de compensações e indemnizações... Mas estamos a procurar que a obra se realize com uma recalendarização num curto espaço de tempo", assinalou o Edil, esclarecendo que é um "trabalho está a ser feito entre os serviços técnicos da Autarquia, o sector jurídico e o empreiteiro". "A informação que tenho é que vamos chegar a um bom acordo, a um bom calendário para a execução da obra", concluiu, insistindo que "a Câmara Municipal tem que se sujeitar rigorosamente às regras da contratação pública''.
Marcações: obras nas Taipas