ASCREV quer dinamizar Oleiros, Figueiredo e Leitões
Preocupada em desenvolver as freguesias de Leitões, Figueiredo e Oleiros, a Associação Social, Cultural, Recreativa de Entre Vales (ASCREV) quer dinamizar aquela zona do Concelho. Os responsáveis da colectividade comprometeram-se a prestar apoio à população, em especial os idosos e as crianças, criando diversas valências sociais. A médio prazo, a ACREV tem como objectivo a instalação de um "centro de dia ou de noite, ainda não se sabe muito bem, e um espaço de actividades e tempos livres para as crianças", acrescentou João Almeida, ao considerar que as valências ficarão distribuídas pelas diferentes freguesias. A concretização destes projectos está a ser coordenada com os técnicos da Segurança Social.Considerando que, "de certa forma, o poder político ignora a prestação destes apoios à população", o Presidente da Direcção da ACREV anuncia que já existe terreno disponível, em Figueiredo e Leitões, para o acolhimento das instalações futuras onde poderão ser desenvolvidos estes projectos de assistência social.
Além da vocação social, a ACREV quer dinamizar a cultura e promover a qualidade de vida nestas três freguesias, distantes do centro da cidade. João Almeida confessa que não foi muito difícil materializar a criação desta associação. "A nível de estruturas sociais ninguém tem zelado pela criação de apoios, mas elas fazem muita falta. Temos uma equipa de pessoas ligadas ao ensino, à saúde, à arquitectura e outras formações
profissionais interessada em dar um contributo para o desenvolvimento desta área do Concelho", referiu o Presidente da Direcção da ACREV.
Além da criação do apoio domiciliário, a curto prazo, a associação dará início ao funcionamento de um espaço destinado ao apoio médico, onde todas as semanas, uma médica e uma enfermeira prestarão cuidados de saúde às pessoas interessadas.
Brevemente, alguns professores também estarão disponíveis para dar explicações aos alunos que frequentam o 1º, 2º e 3º ciclo.
Marcações: Freguesias