Traçado indefinido da IC5 preocupa S. Martinho de Candoso

A freguesia de Candoso S. Martinho está cada vez mais isolada... A afirmação é da Presidente da Junta a propósito da passagem de duas auto-estradas na localidade. Paula Oliveira lamenta ainda o facto do traçado prever o corte de duas vias consideradas fundamentais, sendo que a alternativa não vem resolver o problema. Garantindo nada ter contra o desenvolvimento, a Autarca promete continuar a lutar por um traçado que responda melhor aos interesses de S. Martinho e não deixa de apontar o dedo à falta de responsabilidade das entidades competentes de quem esperava um maior empenhamento nesta matéria.

Também Fernando Silva, Autarca eleito pela CDU não esconde o seu desalento dizendo que a freguesia vai ficar esquartejada. O responsável fala do descontentamento da população relativamente ao traçado proposto para S. Martinho de Candoso.

A Escola Primária EB1 de Guimarães, número 5, vai ficar sem recreio devido à passagem da auto-estrada naquele local.
Por causa da proximidade imedita das auto-estradas, há a necessidade de construir um novo estabelecimento de ensino que, no entanto, só deverá estar concluído em 2006. Até lá, os alunos terão de continuar a assistir às aulas ao som dos rebentamentos e das ruínas das casas que entretanto têm vindo a baixo. Uma situação que no entanto não preocupa a Presidente do Conselho Executivo que diz não ter havido problemas em lidar com a situação.

Entretanto, nove famílias vão ser realojadas por força da construção do IC5. O mais tardar, até finais de Julho já estarão a residir nas casas novas com melhores condições de habitabilidade.

Marcações: Freguesias

Imprimir Email