Moradores de Covas protestam contra obras da REFER
Os moradores de Covas preparam-se para a marcha de protesto por causa das obras de remodelação da linha de Guimarães, a cargo da REFER. A manifestação começa às 16 horas. Na tentativa de encontrar uma solução para o impasse, hoje de manhã, os autarcas de Polvoreira, Urgeses e representantes dos utentes estiveram reunidos com responsáveis camarários e técnicos da REFER.No encontro foi apresentada uma alternativa ao polémico túnel construído para o acesso a peões. O Presidente da Junta de Urgezes considerou a proposta vantajosa. Idêntica opinião manifestou o Presidente da Junta de Polvoreira.
Mesmo com esta garantia, os moradores de Covas não se mostram convencidos. A marcha dos utentes da antiga passagem de nível em Covas começa naquela zona, seguindo o percurso pela Rodovia de Covas, avenidas Mariano Felgueiras e Conde de Margaride, Rua Paio Galvão, Toural, Alameda de S. Dâmaso, Avenida Alberto Sampaio em
direcção à sede da Autarquia.
A solução apresentada pela REFER aponta para a construção:- de uma escada no alinhamento da passagem inferior, localizada no seu terminus; e de uma passagem aérea sobre o traçado da linha, ligando a Rua António Costa Guimarães à Rodovia de Covas.
Dada a necessidade de elaborar projecto de execução para a passagem aérea, a REFER adiantou que não é provável que a mesma se encontre pronta até ao final de Dezembro de 2003, altura em que terá início a exploração da linha.
Já as escadas, por se tratar de uma obra bastante menos exigente do ponto de vista técnico, estarão prontas nessa ocasião.
Marcações: Freguesias