26 peças metálicas furtadas do cemitério de Penselo

O cemitério de Penselo foi assaltado. A Junta de Freguesia contabilizou o desaparecimento de 26 imagens de metal das diferentes sepulturas. O furto ocorreu em meados deste mês e autarquia decidiu efectuar o levantamento da situação, apresentando a denúncia à GNR de Guimarães.

O Presidente da Junta de Penselo assinalou que o furto terá sido praticado durante a noite, surpreendendo as pessoas que regularmente se deslocam àquele espaço para prestar homenagem aos seus ente queridos. Firmino Carneiro precisou que “os crucifixos e candeeiros foram arrancados das estruturas das sepulturas” e desapareceram ainda os jarrões de metal. No levantamento efectuado constam 26 peças, situação que levou a Autarquia a solicitar a intervenção das autoridades policiais.

Apesar de admitir que não é possível reforçar a segurança naquele equipamento da freguesia “que tem muros laterais e um portão de ferro”, o Autarca de Penselo lamentou a ocorrência do assalto que entristeceu as pessoas. “Não se pode fazer mais para garantir a segurança durante a noite, o cemitério está num local isolado, próximo da igreja, sem habitações por perto”, referiu, manifestando-se esperançado que um furto desta natureza não se repita. “Como é possível entrar num local destes e retirar as imagens sagradas”, sustentou, indicando que o caso está a ser investigado pela GNR de Guimarães.

Marcações: Freguesias

Imprimir Email