Obras de preservação da igreja de Pinheiro concluídas

Estão concluídas as obras de beneficiação da igreja paroquial de Pinheiro. A intervenção prolongou-se por dois anos e permitiu descobrir a existência de bens artísticos. Apesar dos avultados encargos financeiros, as pinturas do século XVI foram restauradas e podem ser apreciadas naquele templo de estilo românico.
A arquitecta da Câmara de Guimarães, Rosa Maria Ferreira, considera as obras um bom exemplo da preservação do património do Concelho, uma vez que a igreja vai integrar a «Rota dos Frescos».
A intervenção custou cerca de 150 mil euros. O encargo foi assumido pelo Conselho Paroquial, a entidade que liderou o complexo processo de reabilitação da igreja de Pinheiro.
Quando as obras começaram há dois anos desconhecia-se a dimensão dos valores artísticos. Foram encontradas pinturas, algumas das quais ainda na memória da população.
Com a igreja reabilitada, a freguesia de Pinheiro passa a ter mais um atractivo turístico.
A inauguração das obras na igreja de Pinheiro está marcada para o próximo sábado, às 16 horas, com a realização de uma missa. Segue-se uma das projecção dos trabalhos desenvolvidos, numa intervenção que será feita pela arquitecta da Câmara que acompanhou a intervenção Rosa Maria Ferreira.


Marcações: Freguesias

Imprimir Email