Mais de mil adultos certificados
O Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências do Vale do Ave, na Rua Capitão Alfredo Pimenta, continua a receber muitos pedidos de validação do 9º Ano. Os pedidos são de habitantes das mais variedades localidades, como Fafe, Póvoa de Lanhoso, Vizela, Famalicão e Guimarães. Segundo Joana Costa daquele Centro, 2005 foi um ano de muito trabalho, com grandes desafios em que o Centro de Validação procurou consolidar o seu trabalho no terreno, nomeadamente, com a elaboração de novos parceiros que nos ajudam cada vez mais a chegar perto da população. Foi também um ano em que procuramos atingir as metas que foram propostas pela Direcção-Geral.Em termos estatísticos, até 2005 contamos com 2.690 pessoas inscritas, em balanço de competências 2.220 e já foram certificados 1.390 adultos, afirmou Joana Costa.
No presente ano, a procura continua em grande ritmo. Temos 568 inscritos, destes 389 já entraram em balanço de competências, estando já certificadas 112 pessoas.
Levando em linha de conta as metas definidas pela Direcção-Geral de Formação Vocacional que estabeleceu 800 inscritos, 500 para o balanço de competências e 250 certificados, estamos no bom caminho, sublinhou Joana Costa.
Os Centros visam ajudar as pessoas sem escolaridade mínima obrigatória a verem certificado o seu 6º ou 9º Anos. Joana Costa explica que estamos perante uma população que apesar de ao longo da sua vida não ter frequentado a escola, possuem um leque diversificado de competências que foram adquiridas nos mais diversos contextos e que chegam ao nosso Centro reunindo um potencial que lhes permite obter uma certificação com equivalência ao 4º, 6º ou 9 º anos.
Marcações: Educação