Já está no espaço o PROMETHEUS-1, primeiro satélite da Universidade do Minho

images/2025/prometeus1.jpg

Já está no espaço o PROMETHEUS-1, primeiro satélite desenvolvido para uso pedagógico pela Universidade do Minho, no âmbito do curso de Engenharia Aeroespacial.

O pequeno satélite foi lançado em órbita, ontem, ao início da noite, juntamente com o PoSAT-2, da empresa LusoSpace, a partir da Base Espacial de Vandenberg, na Califórnia, EUA, à boleia de um foguetão Falcon 9 da Space X.

O objeto espacial ficará a cerca de 500 quilómetros de altitude e vai recolher dados úteis para a comunidade académica e científica.

No evento que decorreu na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, em que esteve presente o Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, foi apresentado o projecto que deu origem à construção do satélite, pelo professor responsável Alexandre Ferreira da Silva, e assistiu-se, em directo ao lançamento. Fernando Alexandre, ministro da Educação, Ciência e Inovação, interveio remotamente, relevando a importância do momento para Portugal.

No momento que constituiu um marco histórico na vida da academia, segundo indica o Município de Guimarães na rede social Facebook, Pedro Arezes, presidente da Escola de Engenharia da Uminho, agradeceu a todos quantos tornaram o sonho realidade e Rui Vieira de Castro, reitor da UMinho, considerou o momento “um marco para a Universidade do Minho“, que espera poder demonstrar o poder da tecnologia na construção de uma melhor sociedade.

Marcações: PROMETHEUS-1

Imprimir Email