Livro da abelha Cuscas oferecido aos alunos do 1º ciclo de Guimarães
O livro «Cuscas em Guimarães Mais...» vai ser oferecido pelo Município aos alunos do Concelho do 1º ciclo.
Na sessão, o Presidente da Câmara recorreu à sua história enquanto menino para passar a mensagem a todas as crianças presentes de que viver em harmonia com a Natureza, respeitando todos animais e plantas, permite salvaguardar um planeta que é a nossa casa. Disse ainda que, desde muito novo, levava sempre um livro para ler durante as tarefas no campo que o seu pai o incumbia de cumprir, o que lhe permitiu adquirir o conhecimento que hoje se materializou numa grande consciência ecológica, e que fez com que Guimarães pudesse ser bem-sucedida na candidatura a Capital Verde Europeia 2026.
“Guimarães é a nossa terra, é a vossa terra. Mas nós queremos que outras terras olhem para o nosso exemplo, e queiram defender o Planeta também”, frisou o Edil, que não esqueceu o contributo decisivo para o título de Capital Verde Europeia de toda a comunidade escolar.
A vereadora da Educação regozijou-se com a presença de tantas crianças num momento tão importante da apresentação de um livro que celebra Guimarães, e que simboliza também o quão importante é a leitura. “Ler e cuidar do ambiente é muito importante, e Guimarães é uma cidade exemplar nesse cuidado com a natureza. A Cusca já cá tinha vindo, e quis voltar”, disse.
O autor revelou que esta obra mostra que Guimarães tem muito mais para mostrar que apenas os dois ex-libris, Castelo e Paço dos Duques. “Guimarães é mesmo especial e pensa em tudo. Está muito à frente”, diz a Cuscas numa das passagens do livro, um excerto que Paulo Santos aproveitou para a ligação que estabeleceu com o conhecimento e a vanguarda, que define a cidade.
No início do evento, os alunos e alunas da EB da Igreja ofereceram a Domingos Bragança duas casas da “Vila Natal”, por eles construída, e que decora a entrada do edifício, e mais tarde, Luana, Matilde e Ana, alunas do 4º ano, leram excertos de um livro de Greta Thunberg, chamando a atenção para a necessidade de salvarmos o planeta.