Refeitórios Escolares de Guimarães obtêm certificação pela Qualidade

images/mnwallimages/900x600/images/recolha-de-alimentos.jpg

Os refeitórios das escolas básicas de Ponte, Oliveira do Castelo e Ronfe, em Guimarães, foram recentemente distinguidos com a Certificação ISO 9001 – Sistemas de Gestão da Qualidade pela prestação de serviços de refeições escolares. A certificação, atribuída pela APCER (Associação Portuguesa de Certificação), valida os elevados padrões de qualidade e os procedimentos rigorosos seguidos na oferta das refeições aos alunos. "A ISO 9001 é uma das normas mais reconhecidas globalmente para sistemas de gestão da qualidade, estabelecendo uma referência internacional", revela o Município em comunicado.

"Este reconhecimento reflete o compromisso da empresa fornecedora de refeições, em estreita colaboração com o Município de Guimarães, em garantir um serviço de refeições seguro e de elevada qualidade. O sistema integrado de gestão implementado nos refeitórios tem como objetivo assegurar a participação ativa de todos os colaboradores, garantir a satisfação dos alunos e melhorar continuamente a eficiência do serviço", acrescenta a mesma nota.

O Município de Guimarães, responsável por fornecer refeições escolares em 76 estabelecimentos de ensino, "reforça o seu compromisso em assegurar uma alimentação de qualidade, tanto para alunos do pré-escolar como do 1º, 2º e 3º ciclos e secundário" Além do almoço, nos estabelecimentos de educação pré-escolar e do 1º ciclo, são disponibilizadas refeições intermédias como o reforço da manhã, lanche e reforço da tarde, promovendo uma alimentação "completa" ao longo do período escolar.

O Município também implementa a distribuição regular de leite e, duas vezes por semana, de fruta e hortícolas, seguindo o Regime Escolar, que "incentiva o consumo de alimentos saudáveis" nas escolas.

"Todo o processo de fornecimento das refeições é monitorizado por direções escolares, coordenadores de escola e assistentes operacionais, que realizam provas diárias e relatam eventuais inconformidades. A nutricionista do Município supervisiona igualmente o cumprimento dos requisitos nutricionais, garantindo que as refeições oferecidas aos alunos sejam saudáveis e seguras", pode ainda ler-se.

Marcações: escola, refeições

Imprimir Email