Laboratório de Automação e Robótica da UMinho participou no RoboCup 2024

images/fotoarquivo/2018/Educacao/universidade/robo_charmie.jpg

O Laboratório de Automação e Robótica da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, em Azurém, participou uma vez mais no RoboCup que este ano decorreu em Eindhoven, Holanda.

A comitiva foi constituída por dois docentes e 10 alunos, tendo participado nas liga de Futebol Robótico Middle Size League com cinco robôs até 40 kg, e na liga RoboCup@Home com o robô CHARMIE.
Presentes no evento estiveram cerca de 2.500 participantes, de 55 países.
A equipa do Futebol Robótico obteve um 6º lugar ,entre 9 equipas, e a equipa do @Home obteve um 5º lugar, entre 19 equipas.
A equipa do Futebol Robótico obteve o 1º lugar no Scientific Challenge, onde foi apresentada uma solução inovadora para calcular a localização dos robôs futebolistas com recurso a Inteligência Artificial, solução que as outras equipas querem agora adoptar.

Importa realçar que alguns países dão o devido valor a este género de iniciativas tendo mesmo equipas totalmente profissionalizadas, que representam empresas conhecidas a nível mundial.
A representação do Laboratório de Automação e Robótica da Escola de Engenharia da Universidade do Minho foi constituída pelos professores Fernando Ribeiro e Gil Lopes. Participaram na liga RoboCup@home os alunos Tiago Ribeiro, Bruno Silva, Renata Martins, Inês Garcia, Diogo Martins, e na liga Middle Size League António Ribeiro, Carolina Lopes, Rúben Silva, Tiago Oliveira, Rui Martins.


Marcações: robô, Charmie

Imprimir Email