Equipas de robótica da Universidade do Minho qualificaram-se para RoboCup em Bordéus
O LAR, Laboratório de Automação e Robótica, da Universidade do Minho, participou com duas equipas no Festival Nacional de Robótica que decorreu no passado fim de semana em Tomar, e "tiveram um excelente desempenho" conseguindo a qualificação para participar no RoboCup 2023, um dos maiores eventos de robótica do mundo, que irá decorrer em Bordéus, França, de 4 a 10 de julho.
Em comunicado, o LAR indica que a equipa da categoria MSL (Middle Size League) alcançou o segundo lugar na prova, com 5 robôs autónomos móveis que jogam futebol. Cada robô pesa cerca de 30 kg, desloca-se a 2m/s, usa visão para ver o campo, a bola e os adversários, e comunica com os restantes elementos da equipas por rede sem fios.
A equipa da categoria RoboCup@Home ficou em terceiro lugar com o robô CHARMIE. Este robô desloca-se numa habitação, reconhece comandos vocais e responde através de colunas de som, tem um braço para pegar em objetos, e tem como objetivo realizar tarefas domésticas.
Este resultado de dois lugares no pódio é especialmente notável, uma vez que foi a primeira vez que estes alunos do LAR participaram nestas competições.
"Agora estes robôs vão participar no RoboCup, sendo este evento uma oportunidade única para as equipas de robótica mostrarem as suas habilidades e competirem a nível mundial. Além disso, é um evento que permite às equipas melhorarem a sua performance podendo comparar-se com outras equipas da mesma área científica, aprender sobre as últimas tecnologias e avanços na robótica e representar as suas instituições (Universidade do Minho) e países", refere, acrescentando que a Universidade do Minho tem uma forte presença no campo da robótica móvel e autónoma e estas conquistas são um testemunho do trabalho árduo e dedicação destes alunos.
Marcações: Laboratório de Automação e Robótica