Requalificação da EB 2, 3 de S. Torcato vai custar cinco milhões de euros

As obras de requalificação da Escola EB 2,3 de São Torcato deverão começar no final deste ano. A proposta de início de procedimento concursal para a intervenção no estabelecimento de ensino foi aprovada por unanimidade, durante a última reunião do Executivo vimaranense. 

O preço base está fixado em 4 milhões 835 mil euros, acrescido de IVA. 

Na discussão da proposta, o vereador do PSD, Bruno Fernandes apelidou de "fundamental" o investimento em educação, lamentando que no caso "tenha demorado tanto tempo", recordando que a intenção foi assumida numa reunião do Executivo descentralizada realizada em 2014 na vila de S. Torcato. "Passaram oito anos, a execução da obra vai ficar mais cara devido à conjuntura actual", assinalou, fazendo questão de enaltecer o mérito da comunidade. "É um equipamento fundamental para o desenvolvimento da educação naquela zona do Concelho. A Câmara não pode demorar tanto tempo a fazer investimentos urgentes e tão importantes como este", expressou, elogiando o "empenhamento da comunidade de S. Torcato, seja a educativa mas também da Junta de Freguesia de S. Torcato que, ao longo dos últimos anos, tem sensibilizado e tem feito um trabalho de pressão junto do Município para que não abandonasse este projecto e o resultado fosse uma realidade, não por uma questão política, mas porque aquela escola que tem um trabalho extraordinário do ponto de vista pedagógico não teve em complementaridade as condições que deveria ter".

O Presidente da Câmara reagiu e admitiu: "comuniquei mal com a comunidade de S. Torcato, porque na ocasião a responsabilidade da gestão do parque escolar era da Administração Central". Assume como uma necessidade a realização de uma intervenção profunda. Se tivesse atendido à proposta da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolas a obra já estaria feita. Só que após uma visita à Escola, verifiquei que a intervenção não poderia ser uma simples reparação. Quero uma obra que faça daquele edifício uma escola nova, uma intervenção com profundidade e outro valor. Não quis uma obra de conservação e reparação como estava previsto em 2015 e 2016. Foi alterado completamente o projecto, o que atrasou o início da obra. O que quis foi uma melhor escola para S. Torcato. Comuniquei mal e os torcatenses perceberam que quis atrasar a obra e não foi isso. A minha mensagem passou mal", justificou o Presidente da Câmara, destacando que o projecto já contempla ganhos energéticos, com uma poupança de 30 por cento da energia gasta. "Vamos ter uma escola que orgulhará os torcatenses, a comunidade educativa de São Torcato e os vimaranenes", afirmou.

A proposta de início de procedimento concursal para a reabilitação da Escola EB 2,3 de São Torcato tem um preço-base fixado em 4 milhões 835 mil euros, acrescido de IVA, no entanto, a proposta salvaguarda a possibilidade do preço pode subir 20% relativamente ao preço base.

Se o concurso público decorrer com normalidade, a obra poderá começar no final deste ano.

Marcações: obras, obras requalificação, Escola EB 2,3 de São Torcato

Imprimir Email