Educação cívica em discussão na Biblioteca Municipal

"Educação Cívica no concelho de Guimarães - os casos da prevenção e segurança rodoviária e da recolha selectiva de resíduos sólidos" é o tema do encontro que está a decorrer, na Biblioteca Municipal Raúl Brandão. Trata-se de uma iniciativa do Conselho Local de Acção Social, da Câmara de Guimarães e da secção de Geografia da Universidade do Minho.
No painel dedicado à prevenção e segurança rodoviária, Beatriz Pereira do Instituto de Estudos da Criança referiu que a família e a escola desenvolvem um importante papel na eliminação dos riscos e perigos associados à questão da sinistralidade.
Segundo Beatriz Pereira, a educação das crianças faz-se com uma postura previdente, sendo estimulado o contacto com a realidade.
Questões que sugerem uma séria reflexão.
A secção de Geografia da Universidade do Minho apresentou o resultado de um trabalho realizado junto de cinco jardins de infância de diferentes pontos do concelho de Guimarães. Foram avaliadas 381 crianças, das quais apenas 32, 3 por cento eram transportadas nos automóveis com um sistema de retenção; 40, 2 por cento não usavam qualquer tipo de protecção.
Paradoxalmente, os pais apresentavam algum zelo quanto à sua própria
segurança... Pois, 67, 4 por cento utilizavam o cinto.
Neste encontro intitulado "Educação Cívica no concelho de Guimarães",
durante a tarde estarão em análise as questões relacionadas com recolha
selectiva de resíduos sólidos.

Marcações: Educação

Imprimir Email