DREN procura espaço alternativo para combater sobrelotação
O início do novo ano lectivo já está a ser preparado em Guimarães. A Direcção Regional de Educação do Norte está a procurar uma solução para atenuar os efeitos da sobrelotação que afecta a Escola EB 2, 3 Gil Vicente, em Urgezes. Na sequência do chumbo da Reserva Agrícola do Norte ao terreno proposto para a construção da nova EB 2, 3, em Abação, a DREN poderá resolver o fenómeno da sobrelotação na zona sul do Concelho, instalando algumas actividades lectivas num espaço provisório, possivelmente numa escola EB 1.Embora não tenha adiantado esta alternativa, o Director da DREN indica que será encontrada uma solução.
No próximo ano lectivo, a verificarem-se as condições actuais, o problema da sobrelotação poderá agudizar-se. Por essa razão, os responsáveis da DREN estão a equacionar atempadamente a adopção de algumas soluções para atenuar os efeitos deste fenómeno que poderão colocar numa situação crítica sobretudo a Escola EB 2, 3 Gil Vicente,
em Urgezes.
Segundo uma fonte ligada ao processo, a solução provisória poderá passar pela instalação de algumas actividades lectivas no edifício de uma escola EB 1 do Agrupamento Gil Vicente. Estão a ser analisadas as condições do parque escolar para, em função da realidade de alguns estabelecimentos de ensino, ser possível criar uma alternativa provisória para a dificuldade existente na EB 2, 3 de Urgezes.
Marcações: Educação