CIM do Ave apresenta Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Ave

A Comunidade Intermunicipal do Ave promove hoje a apresentação do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Ave (PIICIE do Ave). Trata-se de um programa que a CIM do Ave vai implementar nos estabelecimentos escolares dos concelhos de Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela.

O plano será apresentado pelos coordenadores do Plano para o Crescimento Inclusivo do Ave, Leonel Rocha e Adelina Paula Pinto e pelo Secretário Intermunicipal, Gabriel Pontes, numa sessão que está marcada para as 14h30, na sede da CIM.

De acordo com a CIM do Ave, "este Plano pretende ser agregador das medidas educativas de promoção do sucesso escolar e de combate ao abandono escolar, alinhadas com as políticas educativas nacionais e europeias, refletindo a estratégia educativa para a NUT III Ave, desenhada pelo Conselho Intermunicipal de Educação e a restante comunidade educativa desta sub-região. O Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Ave agrega 26 projectos educativos (de combate ao insucesso escolar e abandono escolar precoce), dos quais 9 são intermunicipais e os restantes municipais, desenhados de acordo com as especificidades de cada município.

Os nove projectos que serão apresentados na conferência de imprensa são:
 

Hypatiamat: O Projecto Hypatiamat (disponível em http://www.hypatiamat.com) nasceu como resposta à preocupação crescente, junto da comunidade educativa, sobre o desempenho escolar na matemática. Este projeto visa promover a excelência e o desenvolvimento do sucesso escolar, sobretudo centrado na matemática desde o 1º ao 9º ano. A parte mais visível deste projecto é uma plataforma online com inúmeras aplicações hipermédia, interativas.

Litteratus: Reconhecendo que a leitura e a escrita são imprescindíveis na vida quotidiana de todos os indivíduos, estando presentes em todos os contextos – educacionais e sociais e que o seu domínio é condição fundamental para o bom desempenho nas demais áreas do conhecimento e para o exercício da cidadania, este projecto visa a promoção da compreensão da leitura no 1.o ciclo do ensino básico.

Plataforma Mais Cidadania: O projeto «+Cidadania», destinado ao 1º Ciclo do Ensino Básico, tem como missão prevenir e reduzir o abandono escolar precoce e promover a igualdade de acesso a uma educação de qualidade. O projeto proporciona um ambiente de aprendizagem rico em tecnologia, facilitador da aprendizagem, do trabalho colaborativo e da partilha de ideias.
 
Salas de aula do Futuro: «Salas de Aula do Futuro» (SAF) traduz-se numa visão para o futuro da educação, onde é repensado o papel da pedagogia, da tecnologia e do design em contexto educativo, contribuindo para a promoção da inovação das metodologias dos processos de ensino e de aprendizagem. Um novo conceito, que conjuga a pedagogia, o espaço e a tecnologia, enquanto elementos chave para se alcançar níveis de excelência na promoção do sucesso escolar.
 
Ter Ideias para Mudar o Mundo: «Ter Ideias para Mudar o Mundo», consiste num estímulo à produção de ideias ou projetos empreendedores de crianças dos 3 aos 12 anos. Pretende-se que os professores adquiram competências empreendedoras para
que possam transmitir às crianças as áreas do conhecimento empreendedor, possibilitando o desenvolvimento das suas ideias em projecto.
 
Educação Parental: Pretende-se com este projecto desenvolver ações de capacitação a dois níveis: ações de capacitação para formadores em Educação Parental e ações de ações de capacitação para pais. Com as ações de capacitação de formadores em
Educação Parental, pretende-se criar uma bolsa de formadores creditados, na NUT III Ave, que seja capaz de formar novos docentes / técnicos nos diferentes Municípios, sempre que se detete essa necessidade. Posteriormente serão esses docentes /
técnicos que serão responsáveis por dinamizar as sessões de Educação Parental para pais nos diferentes Agrupamentos de Escolas.
 
Escolas Empreendedoras IN.AVE: O Projecto surge no âmbito da Rede de Empreendedorismo do Ave, IN.AVE, e começa a criar uma dinâmica muito importante na região. No âmbito do Projecto foram já realizadas três edições. Depois do sucesso das três primeiras edições, a Rede IN.AVE decidiu continuar a apostar na educação empreendedora como a fórmula para o sucesso. Desta forma, procura-se, mais uma vez dotar novos alunos e professores com ferramentas e conhecimentos que os preparem para os desafios do futuro, mas também continuar a desafiar professores e alunos que já se envolveram em edições passadas. O público-alvo do projecto mantém três níveis de ensino, o 2º e 3º ciclo do ensino básico e o ensino secundário e profissional. O Projecto visa fomentar o espírito empreendedor nas escolas, sensibilizando as mesmas e todos os seus agentes para a importância da temática e
para a necessidade de se fomentar uma cultura mais empreendedora na região do Ave.
 
Curtir Ciência: Este é um projecto inovador que pretende de despertar o interesse pela cultura científica e pelas atividades laboratoriais através de atividades de ciências experimentais, adaptadas aos currículos escolares dos alunos.
 
Acompanhamento do PIICIE do Ave: Este projeto tem como objectivos avaliar e monitorizar todas as operações/ações aprovados no PIICIE do Ave, capacitar a equipa técnica responsável pelo acompanhamento e avaliação do PIICIE do Ave e garantir uma comunicação eficaz de todas as ações do PIICIE do Ave.

 


Marcações: Educação

Imprimir Email