Uminho pela primeira vez entre as 500 melhores universidades no «Ranking de Xangai»
A Universidade do Minho está, pela primeira vez, entre as 500 melhores instituições de ensino superior do mundo, segundo o Ranking de Xangai, um dos mais conceituados a nível mundial.O “Academic Ranking of World Universities” (ARWU), mais conhecido como “Ranking de Xangai”, começou a ser publicado em 2003 pela Universidade Jiao Tong de Xangai. Avalia anualmente 1200 universidades, com base numa métrica consolidada que privilegia instituições mais antigas.
A UMinho vê assim confirmado o seu lugar de destaque como instituição de ensino superior com prestígio internacional, em resultado da sua estratégia de afirmação, bem como do envolvimento empenhado dos seus membros.
A Universidade de Lisboa é a instituição portuguesa de ensino superior melhor classificada, nesta lista em que para além da Universidade do Minho, estão ainda representadas as universidades do Porto, Aveiro e Coimbra.
O 'ranking' de Xangai analisa parâmetros como a qualidade da produção científica das instituições, alunos premiados ou publicações. A lista hoje conhecida é liderada pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, seguindo-se as também norte-americanas Stanford e Berkeley e, depois, a britânica Cambridge.
Marcações: Educação