Martins Sarmento representa Guimarães na final do Parlamento Jovem Europeu

A Escola Secundária Martins Sarmento, com o programa ambiental ?Bio Project?, vai representar Guimarães na 8ª edição do Parlamento Jovem Europeu, cuja fase final está marcada para o próximo dia 21 de maio de 2016. A final será precisamente em Guimarães.

O apuramento decorreu ontem no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, durante a realização da 1ª fase em que participaram igualmente as escolas secundárias das Taipas e Santos Simões e as escolas Profitecla e Cisave, que representaram o ensino profissional.

Numa sessão cuja presidência da mesa foi liderada pelas jovens Ana Ferreira (Escola Secundária Martins Sarmento) e por Teresa Antunes (Escola Secundária das Caldas das Taipas), os argumentos e a exposição apresentada pelos alunos Diogo Costa, Esperança Lima, Luís Pedro Rosmaninho e Mariana Guerreiro convenceram o júri, através de um projeto coordenado pelo professor Filipe Freitas, onde se valoriza o rejuvenescimento da natureza com base em quatro ideias: a urna biológica, a aposta em iluminação LED, a criação de um parque de campismo próximo da cidade e com utilização sazonal e o reembolso de uma quantia em dinheiro pela devolução das embalagens a reciclar.

Com o objectivo de replicar o processo democrático europeu, o Parlamento Jovem Europeu consiste no apelo ao sentimento de cidadania europeia dos jovens, de forma a instigar o debate sobre as principais questões da atualidade e a apresentação de medidas (práticas e exequíveis) para a resolução dos temas abordados. "Este fórum permite aos jovens contribuírem e participarem no futuro de Guimarães, apresentando ideias inovadoras num contexto de partilha de experiências", considerou Adelina Paula Pinto, Vereadora da Educação, na cerimónia de encerramento.

Este ano, o Parlamento Jovem Europeu abordou a temática do ambiente, numa ação que integrou também o Eco-Parlamento, iniciativa que se realiza no âmbito do programa ambiental “Pegadas”. Em 2017, Guimarães apresentará a candidatura a Capital Verde Europeia 2020 e, face à importância que o assunto representa e abrange em todas as áreas e grupos sociais, principalmente nas novas gerações, o Parlamento promove uma reflexão estruturada sobre temas inscritos na agenda política europeia, fomentando laços de amizade e confraternização entre os jovens e os municípios participantes.
 
Com base na estratégia de desenvolvimento e aprofundamento das relações multilaterais europeias, as escolas secundárias e profissionais do concelho, que participam no projeto, apresentaram os trabalhos na língua inglesa, realizando depois um debate plural sobre as diferentes perspetivas oferecidas. O Parlamento Jovem Europeu assume como objetivos prioritários a promoção dos laços de amizade e confraternização, o entendimento e cooperação entre os seus municípios membros e o debate de questões diferenciadas, relacionadas com a atualidade da União Europeia.

Marcações: Educação

Imprimir Email