«Engenharia 2020» na Semana de Engenharia da UMinho que começa esta quinta-feira

Esta quinta-feira, na UMinho, inicia-se a 11ª edição da Semana da Escola de Engenharia.

A Escola de Engenharia da Universidade do Minho organiza até ao dia 27 deste mês, no campus de Azurém, em Guimarães, a 11ª edição da Semana da Escola de Engenharia. A iniciativa tem o tema «Engenharia 2020» e celebra o contributo da Engenharia para o futuro do país, a inovação, a empregabilidade e o desenvolvimento e sustentabilidade regionais.

O programa começa esta quinta-feira, às 15h00, com a sessão solene do 40º aniversário da EEUM, a qual inclui o debate «Engenharia: crescimento e desafios para as regiões». O painel prevê a participação do Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, dos presidentes dos municípios do Quadrilátero Urbano – Miguel Gomes (Barcelos), Ricardo Rio (Braga), Paulo Cunha (Famalicão), Domingos Bragança (Guimarães) –, bem como do administrador da Bosch Car Multimedia Portugal, Sven Ost, e do reitor da UMinho, António M. Cunha. A moderação cabe ao jornalista Carlos Daniel, da RTP.
 

A Semana da Escola de Engenharia dedica a sexta-feira ao emprego, estando confirmadas 30 empresas em stands e workshops. No sábado, às 9h30, o auditório nobre acolhe a cerimónia de entrega de diplomas e prémios e cerimónia de graduação.

Já na segunda-feira, às 18h30, decorre uma sessão de esclarecimento para pais e orientadores vocacionais. Por fim, na terça-feira prevê-se um dia repleto de atividades para as escolas secundárias, sob o mote «O que faz falta é engenheirar a malta!». Esta Semana é o principal evento de divulgação da EEUM junto da comunidade académica, do ensino secundário e do público em geral.
 
A EEUM desafia a sociedade civil a repensar o papel da engenharia, reconhecendo os desafios e também o potencial futuro, com foco na inovação e desenvolvimento das regiões menos centrais como principal catalisador da retoma económica e da modernização do tecido empresarial. A EEUM abre o debate sobre as implicações da redução de candidatos aos cursos superiores na área das engenharias, o seu papel premente na rede científica e tecnológica nacional, com impacto direto na indústria e na economia, enquanto revê e celebra o percurso de 40 anos de uma Escola de Engenharia de topo.
 

 


Marcações: Educação

Imprimir Email