Ministério da Educação distingue três agrupamentos de Guimarães com o Selo Escola Voluntária
Os Agrupamentos de Escolas de Abação, de Briteiros e Virgínia Moura, em Moreira de Cónegos, foram distinguidos com o Selo Escola Voluntária, um prémio atribuído pelo Ministério da Educação que promove os valores de cidadania e da solidariedade no meio escolar.A cerimónia de entrega decorrerá esta segunda-feira, numa sessão solene agendada para as 15 horas, em Lisboa.
A distinção destina-se a reconhecer o contributo dado pelos estabelecimentos de educação e ensino que, através de projectos educativos, valorizam as atividades de voluntariado, fortalecem o envolvimento da comunidade educativa no projeto da escola e da escola na comunidade, contribuindo para o desenvolvimento de laços sociais dentro e fora dela.
«Esta distinção nacional reconhece a excelência e referencia três Agrupamentos de Escolas abertos à comunidade na sua capacidade de envolvimento e dedicação, em especial dos seus Presidentes, professores, trabalhadores, alunos, Associações de Pais, Juntas de Freguesia, associações e instituições, de todos os Voluntários e organizações de Voluntariado, na realização de um trabalho formativo dos jovens e do exercício de cidadania de toda uma Comunidade. Parabéns a todos e obrigado por serem motivo de orgulho de Guimarães», afirmou Domingos Bragança, Presidente da Câmara de Guimarães.
O título de "Selo de Escola Voluntária", que ficará assinalado com uma placa comemorativa a afixar nos edifícios das escolas.
Este prémio nacional reconhece projectos educativos vimaranenses Trilhos Solidários, de Abação, Dinâmica Comunitária Castreja, Briteiros, e Solidariedade Solidária, de Moreira de Cónegos.
Marcações: Educação