Agentes da educação do Concelho dão contributos para a próximo QCA

Começou esta sexta-feira o ciclo de fóruns promovido pela Câmara, destinados a recolher contributos da sociedade vimaranense para apresentação de candidaturas ao novo quadro comunitário de apoio.
O quadro comunitário de apoio 14-20 é direccionado prioritariamente para a educação, conhecimento, ciência e tecnologia. Apesar do financiamento não estar vocacionado para obras de raiz a verdade é que, no seu âmbito, a Câmara pretende promover a requalificação das escolas EB,2 3 das Taipas e S. Torcato, como revelou Domingos Bragança.

No arranque do “Fórum Municipal Guimarães 14-20” subordinado ao tema da educação, reuniram-se na Plataforma das Artes representantes concelhios do sector.
Na abertura dos trabalhos, o Presidente da Câmara exortou os presentes para um debate franco e aberto.

No contexto deste desafio surgiram várias preocupações e propostas. Nomeadamente uma aposta no programa Erasmos e na internacionalização de todos os níveis de ensino, a criação de uma rede de formação concelhia liderada pela Universidade do Minho. Também o reforço da oferta da formação profissional, nomeadamente com a criação de uma Escola Profissional de Turismo que possa dar resposta aos alunos com retenções repetidas e abres perspectivas laborais aos mais jovens.
Até 10 de Março, estão agendados cinco fóruns, que decorrerão na Sala de Conferências da Plataforma das Artes e da Criatividade e no Centro Cultural Vila Flor.
Depois da Educação, serão discutidos os temas Economia e Ciência, Cultura, Turismo e Juventude, Ação Social, Ambiente e Mobilidade.


Marcações: Educação

Imprimir Email