Minho regressa em força à BTL após êxito em Madrid
Impulsionado pelo êxito na FITUR 2025, em Madrid, o consórcio «Minho In» vai reforçar a promoção da região na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) deste ano, a partir de amanhã e até domingo, na FIL.
A diversidade paisagística e cultural do Minho, que integra mar, montanha, gastronomia e património histórico, faz da região onde se ficam as raízes mais fundas da identidade nacional um destino cada vez mais procurado. Para tornar esta experiência ainda mais acessível e interativa, a aplicação «Amar o Minho»; disponível na plataforma móvel «Walkbox» continua a expandir, acrescentando agora, aos mais de 260 quilómetros de percursos auto guiados já existentes, novos roteiros temáticos.
Tais roteiros são dedicados ao património cultural, à arte pública e aos jardins históricos da região. O Roteiro do Património Cultural percorre monumentos e tradições que definem a identidade minhota; o Roteiro de Residências e Intervenções Artísticas destaca 37 obras de arte pública espalhadas pelo território, fruto da maior rede de residências artísticas de Portugal; e, por fim, o Roteiro dos Jardins Históricos leva os utilizadores a explorar 24 espaços emblemáticos que preservam a relação entre a natureza e a história da região.
A app, disponível gratuitamente para Android e iOS, continua a oferecer mapas interativos, audioguias automáticos e uma experiência de navegação 100% offline, permitindo que residentes e turistas descubram o Minho com total liberdade, conforme realçou Marta Coutada, Primeira Secretária Intermunicipal da CIM do Ave.
"O sucesso da FITUR demonstrou o crescente interesse pelo Minho como destino turístico de excelência, capaz de atrair visitantes nacionais e internacionais. Agora, na BTL, reforçamos esta aposta, mostrando o que torna a nossa região única e como a tecnologia pode potenciar a sua descoberta de forma envolvente e acessível".
Durante os cinco dias do evento, o stand do «Amar o Minho»; estará integrado no espaço da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, promovendo os
principais produtos estratégicos da região, como Natureza, Enogastronomia, Património e Cultura, Eventos e Tradições, Turismo Natureza e Turismo Ativo. A interacção com operadores turísticos e visitantes será uma prioridade.
A presença na BTL 2025 reforça a estratégia de consolidação da marca «Amar o Minho», alinhando-se com os objectivos da futura EEC PROVERE Minho IN 2030. As CIM
do Ave, do Cávado e do Alto Minho reafirmam o compromisso de continuar a valorizar e promover o potencial turístico do Minho, projetando-o como um destino de referência no panorama nacional e internacional.