UE aprova projetos da CIM do Ave no valor global de mais de meio milhão de euros
A União Europeia, através do Programa Interreg Europe, aprovou, esta semana, duas candidaturas apresentadas pela Comunidade Intermunicipal (CIM do Ave), garantindo um financiamento de 502 mil euros. Os projectos aprovados, denominados “BIOPRO Regions” e “EnoGastroDEST”, destacam-se pela inovação e relevância no desenvolvimento sustentável e na valorização do património regional.
O projecto “BIOPRO Regions – Bio & Proximity Products Regions”, desenvolvido em parceria com regiões de toda a Europa e um orçamento de 309.300 euros, posiciona a CIM do Ave como líder do consórcio. Esta é a a primeira vez que a instituição assume o papel de chefe de fila num projeto de Cooperação Territorial Europeia, o que destaca o protagonismo da região do Ave no contexto da Europa.
Este projecto visa promover práticas sustentáveis no setor agroalimentar, alinhando-se com o Pacto Ecológico Europeu e a estratégia "Do Prado ao Prato". Tendo o Programa Regional do NORTE 2030 como Autoridade Política Associada, o BIOPRO Regions pretende fomentar a economia circular e a eficiência de recursos, promovendo intercâmbios de boas práticas e estratégias inovadoras que beneficiarão o setor agroalimentar local e europeu.