Domingos Bragança passa a pasta para a criação da Agência de Investimento
O Vereador do PSD, Ricardo Araújo, voltou a desafiar, durante a reunião descentralizada do executivo, o Município de Guimarães a criar uma Agência de Investimento. Porém, apesar de mostrar agrado com a proposta, o presidente da Câmara apontou dificuldades no quadro legal para avançar. Domingos Bragança apontou ainda esta ideia aos seus sucessores.
"Vejo interesse em criar maior foco e menos as dificuldades burocráticas. Assim, a criação de uma Agência de Investimento seria mais focada e fora da esfera directa da Câmara de Guimarães. Mas a Divisão Económica tem feito um trabalho meritório que é reconhecido. É uma marca que começou em 2014 e que se prolonga até aos dias de hoje", começou por explicar o Autarca vimaranense, revelando que existiram dificuldades "há um ano ou dois de quadro legal". "Agora entendo, no final dos meus mandatos, deixar para quem me suceder criar essa Agência de Investimento. Temos o Guimarães Marca e a Divisão Económica a fazer o seu trabalho e não temos um vazio", defendeu.
Domingos Bragança sublinhou ainda que para criar a referida Agência de Investimento, o Município de Guimarães teria de demonstrar a "sustentabilidade financeira" desta agência ao Tribunal de Contas e provar que a mesma "não estará a desempenhar um trabalho que está a ser feito pela Câmara". "A própria eficácia da Divisão Económica apresenta este factor. Quanto à auto sustentabilidade, é difícil demonstrar quando o objectivo é promover o desenvolvimento económico e não gerar receita", apontou.
Porém, Ricardo Araujo recordou que o PSD apresentou há dois anos propostas concretas para a área económica do Município, que ajudariam o Concelho a afirmar-se como "cidade de inovação". "Temos de definir o desenvolvimento económico como prioritário para o crescimento de Guimarães. Para isso é necessário elaborar um plano estratégico para o desenvolvimento económico e criar uma agência para a captação de investimento e desenvolvimento económico. São dois instrumentos fundamentais para operacionalizar uma estratégia que permita a Guimarães fazer um concelho atrativo para as empresas se instalarem ou expandir a sua actividade", frisou o Vereador do PSD.
Ricardo Araújo sustentou ainda que Guimarães deve-se afirmar como uma cidade de inovação, acrescentado "às marcas identitárias de história, património e cultura". "É fundamental ter uma agência para o desenvolvimento económico para estar perto das empresas com gente qualificada. Temos de apoiar as nossas indústrias e captar novas e com indústrias com elevado valor acrescentado. Depois apostar em algumas indústrias como a saúde ou a espacial", afirmou o líder da oposição, deixando ainda críticas ao ex-Vereador do PS, Ricardo Costa, afirmando que "não deixou marca nenhuma a não ser Guimarães Marca". "Foram oito anos perdidos", reiterou.
Marcações: Agência de Investimento