Guimarães foi palco da 1ª edição dos Encontros da Economia

Decorreu em Guimarães a 1ª edição dos Encontros da Economia, iniciativa que contou com a presença do Ministro da Economia e do Mar.

Na sessão promovida pelo Banco Português de Fomento e dedicada à «Indústria 4.0 e os desafios da internacionalização», o Ministro António Costa Silva salientou a necessidade de se identificarem problemas da nossa região "para que sejam encontradas soluções”. O ministro da Economia e do Mar disse acreditar profundamente na potencialidade de um Quadrilátero Industrial constituído por Guimarães, Braga, Famalicão e Barcelos, e lembrou que “os países mais avançados do mundo têm um sistema industrial forte”.

Na sua qualidade de anfitrião, o Presidente da Câmara destacou a importância do diálogo como forma de “incorporar novas ideias no nosso pensamento, sermos surpreendidos e inspirados”. O Edil lembrou que estamos a viver um momento muito importante da nossa vida colectiva, que "requer o melhor e o maior entusiasmo de todos nós", considerando que a revolução tecnológica digital que vivemos, baseada na intensidade de conhecimento, permitir-nos-á encontrar as melhores soluções para as oportunidades excepcionais de consolidação e crescimento deste polígono industrial, dos mais importantes do País, que é o Quadrilátero Urbano.

“Olhando para o nosso território, percebemos a importância da indústria e da cooperação que esta deve ter com os sistemas de investigação e desenvolvimento. Vivemos um tempo excepcional de tecnologia, ciência e conhecimento, e, em Guimarães, pugnamos pelo empoderamento das empresas e dos cidadãos através do aproveitamento desta era que vivemos. Guimarães é uma história feita futuro”, concluiu.
No evento marcaram presença também Pedro Cilínio, Secretário de Estado da Economia, e José Maria Costa, Secretário de Estado do Mar, entre outras individualidades.


Marcações: Economia, encontros

Imprimir Email