Ano novo, novos preços

Com a chegada do ano de 2002, há algumas alterações de preços que importa conhecer. Neste início do novo ano, os serviços postais passam a ser mais caros. Enviar uma carta por correio normal, passa a custar 56 escudos, ou seja 28 centimos.
O que sobe também neste novo ano é o preço da electricidade. O aumento é de 2, 4 por cento para os clientes domésticos e entre 1, 4 e os 2, 4 por cento para consumo industrial.
Quanto às rendas de casa, as contratadas após 1979 vão sofrer um aumento de 4, 3 por cento, valor igual ao da inflação média.
Nos combustíveis, a gasolina sem chumbo de 95 octanas baixa 11 escudos, passando o litro a custar 86 cêntimos (172 escudos), enquanto o gasóleo se mantém nos 65 cêntimos (130 escudos).
A gasolina de 98 octanas ficará a ter preço livre, mas normalmente é
comercializada com uma diferença de sete a oito escudos face à de 95
octanas.
A alteração do preço da gasolina coincide com a entrada em vigor do novo regime de fixação de preços que voltarão a reflectir o valor do petróleo nos mercados mundiais.
Os preços do gás vão descer entre 5 a 10% nos primeiros meses deste ano de 2002. A entrada em vigor dos novos valores deverá ocorrer já este mês ou em Março, dependendo das estratégias das empresas. A redução de preços deverá registar-se ao nível do gás canalizado, de botija e natural.
Quanto às portagens sobem, em média, 3, 8 por cento.

Marcações: Economia

Imprimir Email