EURO - Nova moeda e alterações de preços
Faltam poucos dias para a chegada do EURO. Embora a nova moeda ainda não seja usada nos pagamentos em dinheiro, muitos portugueses já estão prontos para a utilizar. A partir do dia 1 de Janeiro, progressivamente, os escudos vão ser substituídos pelo EURO.A entrada em vigor da nova moeda vai coincidir com o aumento de alguns preços nos bens essenciais. É o caso dos serviços postais. Assim, logo no início de 2002, enviar uma carta de correio azul vai passar a custar 86 escudos, ou seja, 43 cêntimos. Se este serviço for efectuado em regime de avença ou através de máquina de franquear custará 80 escudos, o que equivale a 40 cêntimos.
No caso das cartas de correio normal enviadas através dos balcões dos CTT o preço será de 56 escudos, qualquer coisa como 28 cêntimos.
No entanto, a chegada do Ano Novo representa também a redução do preço de alguns combustíveis. A alteração do preço da gasolina coincide com a entrada em vigor do novo regime de fixação de preços que voltarão a reflectir o valor do petróleo nos mercados mundiais.
Marcações: Economia