Assembleia Geral do Avepark inicia esta sexta-feira dissolução da sociedade anónima

De acordo com a proposta aprovada pelo Conselho de Administração, a Câmara Municipal de Guimarães assume o património, adquirindo os terrenos e o edifício central, cedendo posteriormente a sua utilização em regime de comodato à Universidade do Minho, neste caso à Associação Spinppark Centro de Incubação de Base Tecnológica.
Actualmente, a Câmara Municipal é accionista maioritária, detendo cerca de 70 por cento do capital da sociedade gestora. Os restantes accionistas são a Universidade do Minho, a Associação do Parque de Ciência e Tecnologia, à Associação Industrial do Minho e a Associação Comercial e Industrial de Guimarães. Com a solução agora acordada, os activos e passivos do AvePark, correspondentes ao património e à dívida bancária de médio e longo prazo são assumidos pela Câmara de Guimarães. As dívidas de curto prazo a fornecedores são assumidas pelos restantes accionistas (excluindo-se a Câmara) na proporção da respectiva posição no capital social, podendo para o efeito ser estabelecido um plano de pagamentos faseado. O pessoal ao serviço do AvePark será absorvido pela Spinpark.
O período apontado para o contrato de comodato será de 10 anos, devendo a solução proposta ser apresentada à apreciação da Vereação e depois submetida à deliberação da Assembleia Municipal.
Marcações: Economia