VÍDEO: Guimarães é capital mundial do vinho até domingo
Até domingo Guimarães é capital mundial do vinho. Durante três dias 8.400 amostras de vinho dos quatro cantos do mundo disputam diversas distinções, em variadas categorias, no Concurso Mundial de Bruxelas. Em ano da Capital Europeia da Cultura, Guimarães era rota quase obrigatória do concurso que ocorre pela segunda vez em Portugal.O concurso de Bruxelas é um dos mais consagrados certames vinícolas do mundo.
Para a cobertura estão em Guimarães mais de três centenas de jornalistas representando as mais diversas publicações da especialidade dos mais variados pontos do globo. O seu objectivo é registar a difícil tarefa dos enólogos a quem cabe a missão de provar cerca de meia centena de vinhos em cada um dos três dias do concurso.
O evento mobiliza mais de 300 elementos profissionais do júri, de 48 nacionalidades, que provam e decidem sobre a qualidade de mais de oito mil amostras de vinho de 52 países, para além de cerca de duas centenas pessoas na organização, com destaque para alunos da escola de Hotelaria do Porto.