Moreirense recebe Vitória num dérbi importante para os dois clubes
Depois de ter somado três triunfos consecutivos no campeonato, o Vitória está ‘obrigado’ a vencer o dérbi para continuar na luta a dois com o Santa Clara pelo 5.º lugar da tabela classificativa. De resto, a equipa de Luís Freire irá entrar em campo já a conhecer o resultado dos insulares, que na tarde de domingo (15h30) medem forças com o Nacional da Madeira. Por seu turno, o Moreirense chega ao dérbi apostado em somar pontos para deixar para trás, definitivamente, a luta pela permanência na Liga. A formação comandada por Cristiano Bacci conquistou cinco pontos nas últimas três jornadas e até venceu o embate com o Boavista, logo também se encontra com os índices de motivação em alta.
A história revela que as curtas deslocações do Vitória a Moreira de Cónegos são tradicionalmente muito complicadas. Na temporada passada até perdeu o dérbi, por 1-0, com o golo apontado pelo avançado André Luís, que agora brilha na China, onde já marcou por 24 vezes com a camisola do Shanghai Shenhua. Ainda assim, nos jogos a contar para a Liga, o saldo até é claramente favorável ao Vitória, que venceu seis jogos, empatou quatro e sofreu três derrotas.
Na primeira volta, o Vitória bateu o Moreirense no D. Afonso Henriques com um golo solitário de Nélson Oliveira, aos 64 minutos. Vários dos intervenientes desse dérbi não estarão no relvado do Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas. Tomás Ribeiro, Kaio César e Alberto Costa deixaram o plantel do Vitória em Janeiro, enquanto Carlos Ponck, Madson Monteiro e Gabrielzinho já não moram em Moreira de Cónegos.
A jornada que fica marcada pelo dérbi Moreirense-Vitória arranca no sábado, com a realização de três jogos: Casa Pia-Rio Ave (15h30), Estrela da Amadora-Sporting (18h00) e Sp. Braga-Arouca (20h30). Para domingo, além do dérbi vimaranense, estão marcados mais três encontros: Santa Clara-Nacional (15h30), Famalicão-AVS SAD (15h30) e Estoril-FC Porto (18h00). O Boavista-Gil Vicente realiza-se na segunda-feira, pelas 20h15, enquanto o Benfica-Farense, no mesmo horário, terá lugar apenas na terça-feira, dia 2 de Abril. Este encontro acontece numa data pouco habitual uma vez que para esta sexta-feira está marcado o jogo em atraso entre o Gil Vicente e o Benfica, referente à 24.ª jornada.
Marcações: Vitória Sport Clube, Moreirense Futebol Clube