Liga Conferência | Jean Barrientos: "O Betis não sabe o que é jogar no D. Afonso Henriques"
O médio foi titular no único encontro disputado pelo Vitória frente ao clube espanhol no Estádio D. Afonso Henriques, a 7 de Novembro de 2013. Depois de ter ficado surpreendido com o empate em Sevilha (2-2) na semana passada, Barrientos espera que o Vitória possa potenciar o fator casa para continuar a fazer história na Europa.
Esteve no jogo entre o Vitória e o Betis há pouco mais de 11 anos e agora esteve atento ao encontro da primeira mão, em Sevilha. Depois do empate fora de casa, que perspetivas viu abrirem-se para o Vitória?: "Primeiro, são eliminatórias diferentes, em contextos distintos. Sigo muito Vitória e tenho visto todos os seus jogo. Antes da partida da primeira mão já tinha afirmado que se jogasse com a mesma intensidade que tinha apresentado frente ao FC Porto, no Dragão, seria difícil o Betis ganhar o jogo de Sevilha. Não errei, vimos como foi o empate a dois golos. Mas agora digo uma coisa, se o Vitória conseguir jogar com a mesma intensidade com que jogou contra o FC Porto e o Betis, em Guimarães, vai certamente ganhar. O Vitória vai ter um fator muito importante do seu lado, os adeptos. Acredito que se o Vitória for capaz de potenciar o fator casa e jogar com a mesma intensidade que foi capaz de apresentar e Sevilha, vai com certeza ganhar."
O fator casa, com a perspetiva de casa cheia, pode ser decisivo para o Vitória?: "Não tenho dúvidas que o fator decisivo para o Vitória será o apoio dos seus adeptos, que têm de apoiar a equipa o jogo todo."
Surpreendeu-o o que o Vitória foi capaz de fazer em Sevilha na semana passada?: "A verdade é que sim, tal como já me tinha surpreendido a forma como discutiu o jogo com o FC Porto, poucos dias antes, no Dragão, quando se apresentou de igual para igual, com vontade de ganhar. Contra o Betis voltamos a ver um Vitória capaz de discutir o jogo em todo o campo. Além disso, reagiu bem aos dois golos que sofreu. Foi uma equipa capaz de se transformar, porque quis sempre ganhar o jogo. Eu acho que o Vitória pode voltar a ser uma equipa muito forte em casa. Provavelmente, o Betis vai pensar que pode ultrapassar a eliminatória com facilidade, mas uma coisa eu sei, o Betis não sabe o que é jogar no D. Afonso Henriques, vão ser mesmo muito surpreendidos com o apoio que a equipa do Vitória terá na segunda mão da eliminatória."

Deixou Guimarães há pouco mais de 10 anos. O que ficou da ligação ao Vitória?: "A verdade é que o Vitória marcou a minha vida, a minha carreira, porque saí do meu país para jogar em Portugal. Gostava de ter chegado ao Vitória com outra idade, com outra experiência. Nunca pensei que o Vitória fosse tão grande, só percebi a grandeza do Vitória depois de ter deixado Guimarães. Se tivesse chegado a Guimarães numa outra fase da minha vida certamente teria ficado muitos mais anos no Vitória porque a cidade é incrível. O Vitória é um clube único, os adeptos fazem sentir-te assim. Eu estive aí no Verão dois dias, porque também deixei muitos amigos em Guimarães. Apesar de ter mudado muito fisicamente, as pessoas ainda me conheciam na rua e tive a oportunidade de voltar ao Estádio."
Marcações: Vitória Sport Clube, Liga Conferência, Jean Pierre Barrientos