Atletismo: Sara Ferreira campeã nacional no salto em comprimento

images/2024/outubro/Sara_Ferreira_Salto.jpg

Sara Ferreira voltou a brilhar ao conquistar o título nacional no salto em comprimento e o 2º lugar nos 60m barreiras, no Campeonato Nacional sub-18 em Pista Coberta, que decorreu no Pombal.

A campeã nacional de provas combinadas, com mínimos para várias disciplinas, optou por competir no salto em comprimento e nos 60m barreiras, provas que decorreram em dias diferentes.

No sábado, no salto em comprimento, a atleta do Vitória sagrou-se campeã nacional com um salto de 5,68m na quinta tentativa. Com cinco saltos válidos, conseguiu superar a segunda classificada, Laura Agostinho (5,43m), em quatro deles.

Com este resultado, Sara Ferreira garantiu nova chamada à seleção nacional, desta vez para o Internacional Indoor Match sub-18 e sub-20, que terá lugar em Vittel, França, a 1 de Março.

No domingo, nos 60m barreiras, onde era uma das favoritas, Sara Ferreia venceu com facilidade a sua eliminatória com o tempo 9,13s, garantindo o apuramento para a final. Na final, após uma partida menos conseguida que a deixou quase em último lugar, fez uma recuperação impressionante, alcançando o 2.º lugar com 8,53s. A decisão foi tão renhida que precisou de ser analisada ao photofinish, com Sara Ferreira a perder o ouro por apenas 0,01s.

Matilde Fernandes, atleta do Vitória ainda no escalão sub-16, também participou nestes campeonatos. Competiu nos 300m, onde fez 45,20s, e nos 60m barreiras, não passando das eliminatórias, mas alcançando recorde pessoal com 9,75s.

Com 34 pontos no colectivo, o Vitória fica com os mesmos pontos que a Juventude Ilha Verde no 5.º lugar.

Do outro lado do Atlântico, nos Estados Unidos da América, Diogo Vaz participou no Saginaw Valley State University Jet's Pizza Invitational. Nos 60m, fez 6,98s, mas a maior surpresa surgiu na estafeta 4x400m, onde, representando a Northwood University, fez um parcial impressionante de 48,9s, ajudando a sua equipa a conquistar o 3.º lugar. Este tempo colocaria Diogo como o 3.º melhor português sub-23 da atualidade nos 400m, apesar de ainda estar no primeiro ano deste escalão. O atleta, que foi campeão nacional dos 100m e 200m sub-18 em 2022 e que, no ano passado, conquistou o 2.º e 3.º lugar nas mesmas distâncias em sub-20, está agora a considerar treinar especificamente para os 400m, dado o seu potencial nesta distância.


Marcações: Vitória Sport Clube, atletismo, Sara Ferreira

Imprimir Email