Luís Freire: "Temos que focar-nos naquilo que temos para fazer para ganhar"

images/fotoarquivo/2018/desporto/Vitoria2024_2025/Equipa_Tecnica/Luis_Freire5.jpg

O treinador do Vitória, Luís Freire, esteve na sala de imprensa da Academia para projetar o encontro com o Estoril. A partida da 19.ª jornada da Liga realiza-se este domingo, pelas 15h30, no Estádio António Coimbra da Mota.

O que é que o Vitória terá de fazer de diferente neste jogo com o Estoril para obter um resultado diferente da partida com o Arouca?: "Principalmente manter aquilo que a equipa tem feito bem, não só deste jogo que passou, mas nos outros jogos. O Vitória tem sido uma equipa que consegue construir oportunidades de golo, consegue criar situações claras de golo, com boas jogadas, com bom envolvimento ofensivo, muito forte naquilo que é o nosso contra-ataque também, a nossa forma de sair para a frente, de criar perigo. Estamos a ficar mais fortes na bola parada ofensiva, marcamos golos. Defensivamente estamos a trabalhar para melhorar, porque temos sofrido alguns golos e isso já vem de alguns jogos, não vem só deste. Também queremos dar mais organização tática à equipa a nível defensivo, temos trabalhado tanto a pressão como mais perto da nossa baliza, temos estado focados naquilo que são as tarefas e isso é importante para amanhã. Temos de saber o que fazer a pressionar, saber o que fazer no meio-campo defensivo. Temos de ser sempre uma equipa forte a reagir à perda e temos que competir, principalmente competir. Temos trabalhado as várias vertentes, fisicamente acredito que vamos aparecer ainda melhores neste jogo. Também nos dedicamos a tudo o que é o compromisso na tarefa defensiva, que é importante, assim como à gestão emocional do jogo. Temos de saber gerir melhor os jogos, saber o que pensar, o que fazer também em determinado momento do jogo, porque estamos a conseguir marcar. Nós temos que ser competentes e é isso que nós temos que fazer neste jogo. Devemos pensar muito naquilo que é o nosso jogo e metermos isso em prática no campo, em todos os momentos, apoiarmos quem está dentro, quem está fora, para conseguirmos a vitória."

Houve alguma maneira pela qual viu que a equipa podia crescer?: "O Vitória tem sido uma equipa muito capaz com bola, muito capaz a fazer golos. Os seus jogadores têm uma capacidade técnica muito acima da média, têm uma capacidade de desequilibrar o jogo ofensivamente muito boa, são muito reativos à perda da bola, muito trabalhadores. Defensivamente precisamos ser mais organizados, isso é um ponto assente, precisamos ser mais organizados, mais esclarecidos nas tarefas defensivas, e gerir melhor os jogos também. Tem a ver com a concentração também, de nos ativarmos a nós próprios com energia positiva, na perspetiva de estarmos vivos no campo. Claro que o rendimento depende da parte física, da parte tática, da parte técnica e da parte mental. Sabemos que somos capazes de ferir os adversários, que somos capazes de ferir o Estoril, que temos que entrar para competir, temos que entrar para atacar também, mas quando for para defender, quando for para estar comprometidos, quando for para sofrer juntos, temos que lá estar todos, do primeiro ao minuto 100 se for necessário."

O que é que o Vando Félix pode dar o plantel?: "O Vando é um jogador jovem, um jogador que estava identificado e que traz velocidade, traz irreverência na frente de ataque. É um jogador tecnicamente evoluído, com bom drible, que teve alguns golos também na segunda Liga, que é muito comprometido também nas tarefas defensivas. Estamos identificados com o jogador, pode jogar pelo corredor esquerdo, pode jogar pelo corredor direito. É claro que ele chegou há muito pouco tempo, tem que ter aqui um período de alguma adaptação, mas queremos também integrá-lo o mais rápido possível para ele poder ajudar o grupo também o mais rápido possível."

Espera um Estoril motivado?: "O Estoril tem realmente ultimamente feito bons resultados, não começou tão bem, teve um período pior, agora está com uma fase mais positiva, é uma equipa que tem marcado golos e sofrido golos. É uma equipa que acaba por ter essa vertente ofensiva, mas também que dá-se a espaços para haver também a possibilidade de nós atacarmos. Espero um jogo aberto, um jogo em que nós temos que estar ligados, muito ligados em todos os momentos, temos que estar muito ativados. Eu acredito na vitória, mas primeiro temos que focar-nos naquilo que temos para fazer para ganhar."

Face às contingências vê necessidade do plantel ser mais reforçado?: "Nós queremos agarrar-nos muito aos jogadores que cá estão, aos jogadores que nós contamos, arranjar soluções com os jogadores que temos e potenciá-los ao máximo, como outros foram potenciados. O Zé Carlos tem essa capacidade de fazer duas posições muito bem, a lateral-direito e a médio, que é a posição de origem. Ele está identificado com as nossas ideias, tanto para uma posição como para a outra. Também regressa o João Mendes, que vai aumentar o leque de opções. Estamos a trabalhar para arranjar soluções internas e é com essas que nós estamos a pensar no dia-a-dia. Vamos fazer de tudo para dar o máximo, a nossa obrigação passa por conseguir a vitória, todos juntos."

Depois de ter perdido o Caio César e o Manu, há mais duas vagas no plantel?: "Eu não vou estar a abordar o mercado, não quero tirar o foco do jogo de amanhã, o que nos interessa agora é o jogo. Neste momento nós temos estes jogadores, o Vando já integrou, temos os jogadores que têm feito uma excelente época, fizeram uma excelente campanha até agora na Europa. No campeonato nós temos terreno para recuperar, estamos a cinco pontos do 5º lugar, queremos esse lugar para nós, tem que ser jogo a jogo, tem que ser passo a passo."


Marcações: Vitória Sport Clube, Luís Freire

Imprimir Email