Ricardo Peixoto: “Queremos colocar o Gonça na divisão em que já esteve”
Consegue destacar os principais motivos da quase perfeita temporada do Gonça até ao momento?: "Mérito dos jogadores, do trabalho que eles têm feito nos treinos e isso tem-se refletido nos resultados que temos conseguido. Numa época em que já nos aconteceu muitas coisas, mas claramente com a força que eles têm tido, os resultados têm escondido muitas das situações que já nos aconteceram este ano."
O que sente que mudou no clube após a sua chegada?: "Na altura, quando entramos, a equipa estava descrente, não estavam a alcançar os objectivos deles. Ali, tentamos perceber quais seriam as mais-valias do plantel e, no ano seguinte, com mais conhecimento do clube e dos jogadores, construímos um plantel que nos dá garantias para fazermos uma prestação muito melhor e tentar claramente colocar o Gonça numa divisão em que já esteve."
Foi também preciso tempo para as suas ideias passarem da melhor forma para o grupo?: "Sim, em qualquer grupo de trabalho e mudança o passar das ideias demora sempre o seu tempo. Claro que numa nova época e a junção de novos jogadores, foi mais fácil derivado a existir um conhecimento mútuo entre as pessoas."
Teme que uma quebra de resultados possa abalar a confiança da equipa?: "Estamos preparados para tudo, para o que der e vier. Claro que há poucas equipas que ganham sempre, mas estamos preparados para o que possa acontecer, sendo que temos a capacidade e energia para dar a volta às situações que nos aconteçam, porque já o fizemos no passado."
O Ricardo já referiu que o Gonça merece estar numa divisão acima.: "É um clube que, pelos adeptos que tem e pela forma intensa como vivem o jogo, claramente que merece estar numa divisão acima. Mas também tem de haver uma simbiose entre direção, adeptos e jogadores para que as coisas corram bem e só assim é que será possível. Este ano, eles (adeptos) têm ajudado bastante e sido parte integral de algumas conquistas que conseguimos fazer pela forma como nos apoiaram. Das coisas que mais me cativou no clube foi a envolvência que os adeptos têm com o clube, num dia menos positivo nosso eles catapultam-nos para algo positivo. Nós, temos de fazer o nosso papel para que eles voltem mais."
Que retrospectiva faz de 2024?: "Acho que foi um ano positivo. No outro clube, se calhar as coisas não correram tão bem quando pretendíamos, penso que criamos demasiadas expectativas e, daí, sofremos um bocado com isso. Na mudança, conseguimos conhecer o que tínhamos e com quem íamos trabalhar e, depois, tentar melhorar aquilo que tínhamos. Se vamos conseguir? Não sei, ainda falta muito campeonato, numa divisão extremamente difícil. Mas vamos estar preparados e vamos lutar sempre para, jogo a jogo, tentar obter resultados positivos. Aproveito também esta reta final do ano para agradecer a todos os que têm feito parte do nosso dia a dia, desde a direção até aos adeptos do Gonça. Quero gradecer todo o empenho e dedicação e, como nós costumamos dizer, um por todos e todos pelo Gonça."
Marcações: Associação de Futebol de Braga, AC Gonça