Atletismo: Vimaranenses e vitorianos com expectativas elevadas para Campeonatos Nacionais de Estrada

images/2025/Vieira_Atletismo.jpg

Terá lugar na Figueira da Foz este sábado, a partir das 17h30, a 32.ª edição dos Campeonatos Nacionais de Estrada de atletismo. Esta é a prova mais participada do calendário nacional tendo contado com cerca de 1500 atletas na edição anterior.

Guimarães tem uma tradição muito forte nestes campeonatos sendo que Dionísio Castro, irmão do atual presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, foi o vencedor masculino da primeira edição e Dulce Félix detém juntamente com Inês Monteiro e Eduardo Henriques o recorde de mais vitórias nesta competição com cinco triunfos. Ao serviço do Vitória, em 2019/2020 Mónica Silva foi vice-campeã de sub-23 E Manuel Freitas Mendes, também ao serviço do Vitória, foi hexa-campeão em desporto adaptado tendo vencido todas as edições de 2017 a 2022 demonstrando um domínio absoluto enquanto se manteve no âmbito competitivo.

Para esta edição devemos estar atentos em sub-23 e sub-20 aos atletas da Team El Comandante, André Barbosa e Leonardo Oliveira, que foram 6.o em sub-20 e 20.º em sub-18, respetivamente, no Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo. Apesar de já competirem um escalão acima, devido à mudança do ano civil, espera-se que mantenham o mesmo nível competitivo.

Leonel Alves da Juni é um sério candidato ao pódio em desporto adaptado, ele que foi 2.ç em Guimarães no campeonato nacional de corta-mato longo.

Em termos absolutos os olhares vimaranenses estarão no coletivo do Vitória. De salientar a ausência de Pablo Otero, que nas provas anteriores foi o melhor atleta dos vitorianos, porém o conjunto vitoriano pretenderá dar sequência aos bons resultados que tem vindo a conseguir ao longo desta época e contará nesta prova com todos os outros reforços, concretamente João Antunes, João Paulo Fontão, Tiago Freitas e Miguel Vieira, que têm tido já excelentes resultados de rei ao peito e que se juntam a João Tiago Costa, Bruno Abreu e João Pedro Carvalho para esta prova. O conjunto vitoriano terá como objetivo manter-se no top-10, succedendo ao excelente 9.º lugar obtido no nacional de corta-mato longo em Guimarães.

A competição será transmitida em streaming, através dos canais da FPA (Youtube e Facebook).


Marcações: atletismo

Imprimir Email