Miguel Moreira e Mariana Machado sagraram-se campeões em Guimarães
Em femininos, apesar de Grace Nawowuna ter sido a primeira a cortar a meta, por ser atleta estrangeira apenas conta para a classificação coletiva, sendo que o campeonato individual foi vencido novamente pela atleta Mariana Machado, do Sp. Braga. Os bracarenses fizeram o pleno no pódio com Laura Taborda, recentemente contratada ao Sporting, e Vanessa Carvalho na 2.ª e 3.ª posições, respetivamente.
Em termos coletivos, Benfica venceu em masculinos e o Sp. Braga em femininos.
O Vitória fez a sua melhor classificação num campeonato nacional ao conseguir um 9.º lugar, apesar de muitas ausências na linha de partida (João Paulo Fontão, que foi o melhor dos vitorianos na Meia-maratona Cidade Berço, Tiago Freitas e João Tiago Costa) e com Nuno Sousa a ter de abandonar devido a queda e lesão, Os restantes atletas deram numa excelente demonstração de resiliência, vontade e determinação ao levar a equipa ao top-10. O recém contratado atleta galego Pablo Otero foi o melhor atleta dos conquistadores ao conseguir ficar em 22.º. No atletismo, os atletas podem ter uma equipa em Espanha. João Pedro Carvalho, Miguel Vieira e Bruno Abreu fecharam a equipa todos no top-100 o que permitiu aos conquistadores um 9.º lugar coletivo.
Na estafeta mista, sendo um dos oito clubes que alinharam à partida a Associação Desportiva Team El comandante conseguiu um 7.º lugar.
Leonel Alves, atleta da JUNI, foi vice-campeão em desporto adaptado, tendo sido o paralímpico Manuel Freitas Mendes a entregar os troféus de desporto adapatado.
As vimaranenses e campeoníssimas do corta-mato longo Dulce Félix e Aurora Cunha receberam merecida homenagem conjunta da Federação Portuguesa de Atletismo e Câmara Municipal de Guimarães.
Nos escalões jovens destaque ainda para dois atletas da Associação Desportiva Team El Comandante, Leonardo Oliveira no 20.º lugar em sub-18 e Alfredo Barbosa em 6.º lugar em sub-20. Catarina Borges, do Vitória, fez também ela top-20 em sub-23 com um 18.º lugar (três das que ficam à frente dela são estrangeiras).