Miguel Moreira e Mariana Machado sagraram-se campeões em Guimarães

images/2024/outubro/Corta_Mato_Guimaraes1.jpg

Miguel Moreira, atleta do Benfica, venceu o campeonato nacionalo de corta-mato, que decorreu em Guimarães. Miguel Moreira aproveitou o trabalho de Hosea Kiplangat, do Sporting, fazendo a ultrapassagem quando ambos se aproximavam da meta. Em 3.º lugar ficou André Pereira, também do Benfica. Como Kiplangat, por ser atleta estrangeiro, não entra nas contas do campeonato nacional individual, ficaram no pódio Miguel Moreira, André Pereira e Rúben Amaral.

Em femininos, apesar de Grace Nawowuna ter sido a primeira a cortar a meta, por ser atleta estrangeira apenas conta para a classificação coletiva, sendo que o campeonato individual foi vencido novamente pela atleta Mariana Machado, do Sp. Braga. Os bracarenses fizeram o pleno no pódio com Laura Taborda, recentemente contratada ao Sporting, e Vanessa Carvalho na 2.ª e 3.ª posições, respetivamente.

Em termos coletivos, Benfica venceu em masculinos e o Sp. Braga em femininos.

O Vitória fez a sua melhor classificação num campeonato nacional ao conseguir um 9.º lugar, apesar de muitas ausências na linha de partida (João Paulo Fontão, que foi o melhor dos vitorianos na Meia-maratona Cidade Berço, Tiago Freitas e João Tiago Costa) e com Nuno Sousa a ter de abandonar devido a queda e lesão, Os restantes atletas deram numa excelente demonstração de resiliência, vontade e determinação ao levar a equipa ao top-10. O recém contratado atleta galego Pablo Otero foi o melhor atleta dos conquistadores ao conseguir ficar em 22.º. No atletismo, os atletas podem ter uma equipa em Espanha. João Pedro Carvalho, Miguel Vieira e Bruno Abreu fecharam a equipa todos no top-100 o que permitiu aos conquistadores um 9.º lugar coletivo.

Na estafeta mista, sendo um dos oito clubes que alinharam à partida a Associação Desportiva Team El comandante conseguiu um 7.º lugar.

Leonel Alves, atleta da JUNI, foi vice-campeão em desporto adaptado, tendo sido o paralímpico Manuel Freitas Mendes a entregar os troféus de desporto adapatado.

As vimaranenses e campeoníssimas do corta-mato longo Dulce Félix e Aurora Cunha receberam merecida homenagem conjunta da Federação Portuguesa de Atletismo e Câmara Municipal de Guimarães.

Nos escalões jovens destaque ainda para dois atletas da Associação Desportiva Team El Comandante, Leonardo Oliveira no 20.º lugar em sub-18 e Alfredo Barbosa em 6.º lugar em sub-20. Catarina Borges, do Vitória, fez também ela top-20 em sub-23 com um 18.º lugar (três das que ficam à frente dela são estrangeiras).


Imprimir Email