Rui Borges: "Temos de sentir a paixão que os adeptos transmitem para este jogo"

images/mnwallimages/900x600/images/mnwallimages/900x600/images/fotoarquivo/2018/desporto/Vitoria2024_2025/Equipa_Tecnica/Rui_Borges24.jpg


O treinador do Vitória, Rui Borges, esteve na sala de imprensa da Academia para promover a antevisão da partida com o Sp. Braga. O encontro da 5.ª jornada da Liga terá lugar este domingo, pelas 20h30, fora de portas.

Que agitação especial sentiu para este jogo?: "É normal sentir essa agitação nos adeptos. É um dérbi muito único, toda a gente tem noção do que é este dérbi. Como treinador tenho de manter o foco no facto de ser apenas o próximo adversário, alhear-me dessa intensidade extra campo, que também tem de mexer connosco. Temos de sentir essa paixão que os adeptos transmitem, temos de transformar essa intensidade numa paixão positiva para este jogo".

Perdeu Jota Silva e agora perdeu o Mangas. Que impacto pode ter esta saída?: "O impacto é nenhum. O Mangas é passado, já não faz parte do grupo. Estou concentrado no que podem dar o Telmo, o Gustavo, o Kaio, o Nuno Santos e o Marco Cruz. Estou muito tranquilo. São jogadores que dão coisas diferentes, mas temos essa capacidade de nos adaptarmos. Desejo o melhor do mundo ao Mangas, um jogador que me diz muito, começamos juntos no Mirandela. É um miúdo algo especial para mim. Tenho uma amizade muito grande e só lhe desejo o melhor do mundo, ficamos todos a torcer pelas vitórias dele como ele pelas nossas".

Que Sp. Braga espera no dérbi? Acredita que pode o Zalazar pode jogar?: "Espero um adversário forte, como tem sido nos últimos anos, com muita qualidade individual e um coletivo forte. Teve esta paragem para adquirir comportamentos novos depois da entrada do novo treinador numa fase em que teve muitos jogos. É um adversário forte, que joga diante dos seus adeptos. O nosso foco é o coletivo, não se joga ou não o Zalazar. O adversário é forte pelo seu todo, nós estaremos focados como equipa".

Crê que pode voltar a ser um jogo em aberto até ao fim como aconteceu nas últimas épocas?: "Será dentro do que temos visto ao longo do tempo, um jogo em que é preciso ter muito rigor. Temos de encarar o adversário com humildade. Se em algum momento perdermos a nossa humildade vamos ter problemas. Temos de manter o nosso rigor, a nossa ambição e qualidade, temos de procurar ser Vitória e procurar ganhar. Nos últimos anos os jogos têm sido equilibrados, acreditamos que pode voltar a ser assim. Não podemos perder a concentração e rigor para não darmos tantos espaços ao adversário para nos criar problemas".

Vai apresentar o Nélson ou o Chucho Ramirez no ataque?: "Eu nunca digo na equipa que joga, só mesmo antes do jogo é que transmito o onze à equipa. Estão todos preparados, todos treinam aquilo que orientamos para o próximo adversário. Todos têm de estar preparados, fico tranquilo se jogar o Nélson ou o Chucho. É um grupo muito competitivo, que acredita na mensagem. Estou super tranquilo, seja quem for que jogue vai dar uma boa resposta".

O Tiago Silva disse que o Vitória tem estreitado a diferença para o Sp. Braga. Vê uma equipa favorita?: "Acho que é 50/50 por ser um dérbi. O Vitória, à sua maneira, tem conseguido chegar um pouco acima e estar ao nível do adversário, com outra forma, com outro caminho, mérito a quem está à frente do clube. Vai ser um jogo equilibrado, o campeonato está equilibrado, é essa a imagem que temos tido na Liga. Que seja um bom jogo, um bom espetáculo, que seja um espetáculo positivo dentro e fora do campo, dentro da rivalidade e paixão dos adeptos. Queremos ser mais felizes que o nosso adversário".

Com a saída do Ricardo Mangas, o João Mendes é o único lateral esquerdo de raiz. Tem testado outra solução?: "Ficamos com o João, mas mesmo antes do Mangas sair treinavam lá o Maga, o Bruno e o Alberto. Todos os laterais direitos já trabalharam do lado esquerdo, não estou muito preocupado com isso, porque mesmo não sendo canhotos de raiz cumprem bem. Estão a treinar lá desde o início da época e não agora após a saída do Mangas, que estava a jogar a extremo".


Marcações: Vitória Sport Clube, Rui Borges

Imprimir Email