Clubes debatem mudanças na A.F. Braga

Os clubes da Associação de Futebol de Baga vão reunir novamente no dia 5 de Dezembro para debater a reforma dos campeonatos distritais de futebol sénior. Da última reunião, resultou a ideia de que é necessário reduzir a divisão de acesso aos campeonatos nacionais para uma só série. Uma mudança que poderá concretizar-se em três fases, a começar na época 2006/2007 e a finalizar na temporada 2008/2009.
A Comissão Consultiva dos Clubes Distritais já reuniu para debater a mudança e apresenta uma solução. Na época 2006/2007 a Divisão de Honra poderá ser reduzida a 14 equipas em cada série, para na temporada seguinte passarem a ser apenas 12. Na época 2008/2009, seriam promovidas as equipas da Divisão de Honra necessárias para criar uma nova competição a qual passará em 2009/2010 a ser a competição de promoção aos Campeonatos Nacionais.
As equipas que venham a integrar este campeonato devem ter um conjunto de pressupostos estruturais, nomeadamente jogar em campos relvados e com as dimensões mínimas exigidas para os jogos da Taça de Portugal, para além de bons balneários para todos os intervenientes no jogo, um mínimo de lugares cobertos em bancada para espectadores e comunicação social. A mesma Comissão propôs ainda a obrigatoriedade de inscrever nos plantéis da Divisão de Promoção ao Nacional um mínimo de cinco atletas ‘sub-21’, sendo que pelos menos dois desses pertençam à formação do clube. Para participar nesta prova, os clubes terão de ter pelos menos os três últimos escalões de formação.
Segundo a Associação de Futebol de Braga, estas ideias, entre outras que os clubes venham a propor e a aprovar, são um exemplo daquilo que é importante considerar para que não se perca a oportunidade histórica de viabilizar a profunda melhoria a todos os níveis do futebol federado distrital de Braga.

Marcações: Desporto

Imprimir Email