Liga Conferência Europa | Rui Borges: "Acredito que o Zurique vai querer entrar na eliminatória e temos de estar preparados"
O que trouxeram da Suíça para replicar neste jogo?: "Trouxemos uma vantagem de que não podemos fugir. Temos de manter o mesmo rigor e o mesmo foco e concentração. É uma equipa que só tem um resultado negativo, que foi connosco. O Zurique está no primeiro lugar da sua Liga e vem de uma vitória. Um golo pode mudar tudo, temos de nos precaver para isso. Tudo muda num instante, temos de evitar isso. Temos de perceber que podem querer entrar fortes e nós temos de estar precavidos para isso. Vamos procurar manter o mesmo rigor que revelamos em Zurique. Acredito que a equipa do Zurique vai querer entrar na eliminatória e temos de estar preparados".
Teme que um golo possa criar instabilidade?: "Neste clube não se teme nada, o treinador também não. O Vitória quer ganhar, não se quer cansar nunca de ganhar. O Zurique tem variado a estrutura, temos de estar precavidos para isso. O seu jogador chave não jogou em casa e pode agora dar o seu contributo. É uma equipa muito forte nas bolas paradas, com centrais fortes no ataque. Temos de estar preparados para o que identificamos no adversário. Temos de dar resposta, acredito que não há facilitismo na equipa, temos de voltar a ligar o chip da Conference. É o próximo jogo e é para este que temos de estar focados independentemente da competição".
Quando pode contar com o Gustavo Silva e o João Mendes?: "O João Mendes está integrado no grupo, mas vai precisar do seu tempo para ganhar forma e dar o seu contributo. É um jogador especial no grupo, com muita qualidade, mais uma dor de cabeça para o treinador. O Gustavo vem atrasado em relação à disponibilidade física para acompanhar a nossa exigência como clube, assim como da equipa técnica e das competições. Vai precisar de algum tempo para ganhar essa forma. Quando estiver em condições dará o seu contributo".
As vitórias têm trazido mais confiança?: "A cara de quem ganha nunca é a mesma de quem não ganha. É importante começar bem. A malta não entrou em bicos de pés apesar da pré-época. Demos uma boa resposta nos jogos oficiais, começamos bem com o Floriana e com o Zurqiue, que está mais adiantado do que nós na parte física. A confiança transmite-se no dia a dia. Mais importante do que isso é não deixar passar para a ambição excessiva, porque isso pode trazer dissabores. Eles não têm baixado o ritmo e o rigor, acreditam cada vez mais na nossa ideia, isso está bem explícito nos resultados mas também nas exibições. Estou contente por os ver focados".
Como vai procurar gerir o desgaste físico nesta fase da época?: "Todos estão preparados para jogar e não jogar, tanto quanto isso. Mais do que falar eles deram a demonstração do que podem fazer no jogo com o Arouca. Deram uma boa resposta, querem é jogar, não viram ninguém com cãibras. Ainda hoje brincava com eles porque no relatório diário estavam todos fresquinhos, se fosse jogos de domingo a domingo, quando chega a quinta-feira ainda estão cansados (risos)".
Marcações: Vitória Sport Clube, Liga Conferência Europa, Rui Borges